Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
22 mai 2013, 23:34
Olá, pessoal!
Para mim, este é um problema complexo demais, mas acredito que para vocês ele seja simples. Também tentei encontrar alguma solução no Google, mas não sei nem como pesquisar!
A situação que se apresenta é a seguinte: dadas duas coordenadas geográficas, a = (-28,86, -52,29) e b = (-5,3, 26,5), preciso descobrir qual a direção cardinal, em graus, de b em relação a a.
Em outras palavras, porque acho que ficou confuso, se eu traçasse um círculo que passasse sobre b e tivesse o centro em a, a quantos graus b estaria?
Peço desculpas se ainda ficou confuso, é que não sou da área e os poucos recursos que tenho, já esgotei. lol
Grato.
André Meirelles.
23 mai 2013, 15:07
Caros,
venho compartilhar a solução que encontrei, caso alguma outra pessoa precise.
O nome da direção para onde aponta uma coordenada B, com relação a A, é bearing (em inglês, não sei como diz em português). Para calcular bearing, usa-se a seguinte fórmula:
tc1 = mod(atan2(sin(lon2-lon1)*cos(lat2),cos(lat1)*sin(lat2)-sin(lat1)*cos(lat2)*cos(lon2-lon1)),2*pi)
Encontrei a resposta neste fórum, que detalha a solução ainda mais:
http://mathforum.org/library/drmath/view/55417.html.
Grato a todos.
André Meirelles.