Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
02 jun 2013, 21:21
Boa Tarde.
Peço a ajuda na resolução desse exercício:
. Deixe um quadrilátero ABCD ser inscrito em um círculo como AB = 5, BC = 3, CD = 2 e <B = 60 °
1 -) Encontre o comprimento AC.
Obrigado
03 jun 2013, 15:30
Considerando a imagem anexa pode usar a
lei dos cossenosentão
\((\overline{AC})^2=(\overline{AB})^2+(\overline{BC})^2-2.\overline{AB}.\overline{BC}.cos(60^o)\)
- Anexos
-

03 jun 2013, 19:25
João P. Ferreira Escreveu:Considerando a imagem anexa pode usar a
lei dos cossenosentão
\((\overline{AC})^2=(\overline{AB})^2+(\overline{BC})^2-2.\overline{AB}.\overline{BC}.cos(60^o)\)
Olá João. Obrigado pela resposta. Uma dúvida: a outra pergunta B eu coloco aqui mesmo ou faço outro tópico?
E, se o quadrilátero está inscrito no círculo, não deveria ser lei dos senos como ocorre com triângulos?
Obrigado pela ajuda.
03 jun 2013, 22:35
A lei dos senos aqui não pode ser usada, pois vc não sabe o raio do triângulo, mas coloque aqui a outra pergunta, fazemos uma exceção...
04 jun 2013, 18:54
2-) Encontre o comprimento da DA.
04 jun 2013, 21:47
kazemaru19 Escreveu:2-) Encontre o comprimento da DA.
agora com a lei dos senos, sabendo \(\overline{AC}\) pode achar o raio do círculo
novamente com a lei dos senos pode achar DA pois sabe AC e DC
18 jun 2013, 02:11
João P. Ferreira Escreveu:kazemaru19 Escreveu:2-) Encontre o comprimento da DA.
agora com a lei dos senos, sabendo \(\overline{AC}\) pode achar o raio do círculo
novamente com a lei dos senos pode achar DA pois sabe AC e DC
Olá, João. Obrigado pela resposta. Mas eu não consegui aplicar a lei dos senos nessa questão. Tem como vc me mostrar como eu chego nela?
18 jun 2013, 12:59
Pela lei dos senos
\(\frac{\overline{AC}}{sin 60^0}=2r\)
daqui saca o \(r\), ou seja o raio do círculo
Sabendo o \(r\) e \(\overline{AC}\) agora aplique a lei dos senos ao triângulo \(\widehat{ADC}\)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_senos
18 jun 2013, 16:18
João P. Ferreira Escreveu:Pela lei dos senos
\(\frac{\overline{AC}}{sin 60^0}=2r\)
daqui saca o \(r\), ou seja o raio do círculo
Sabendo o \(r\) e \(\overline{AC}\) agora aplique a lei dos senos ao triângulo \(\widehat{ADC}\)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_senos
Ah sim, entendi. Obrigado mais uma vez