Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Encontrar medidas de um triângulo que está em PA e conhemos sómente a área  [resolvida]

23 jun 2013, 23:15

Boa noite a todos, esta é minha primeira pergunta aqui, já pesquisei bastante e consegui fazer uma parecida com
essa mas que no caso eu tinha também o perímetro do triângulo, esta eu não consegui resolver e fiquei muito
frustrado, espero uma ajuda para saber resolver esta questão:

Dado o triângulo retângulo, determine as dimensões do mesmo , sabendo que os lados estão em PA e a área do mesmo é 54cm²

Re: Encontrar medidas de um triângulo que está em PA e conhemos sómente a área

24 jun 2013, 01:17

Note que se os lados estão em progressão aritmética, então os catetos são \(x, x+r\) e a hipotenusa é \(x+2r\).
Aplicando Pitágoras:\((x+2r)^2=(x+r)^2+x^2\). Desenvolvendo e simplificando, você chegará à equação \(x^2-2rx-3r^2=0\). Pela fórmula de Báskara, você obtém que as raízes desta equação são \(3r\) e \(-r\). Despreze o valor negativo, pois estamos trabalhando com medidas de segmentos, que devem ser maior ou igual a zero. Então temos que os lados do triângulo medem \(3r, 4r\) e \(5r\). Sabemos que a área mede 54, logo, \(54=\frac{3r.4r}{2}\). Resolvendo esta equação você encontra \(r=3\). Logo, os lados do triângulo medem \(9, 12\) e \(15\).
Responder