Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

(OBM) Triângulo inscrito no círculo

30 jun 2013, 05:08

Questão com resolução (não entendi a resolução)

Exercício 9:

(OBM) Q9.png
(OBM) Q9.png (33.96 KiB) Visualizado 1265 vezes

O qual está resolvido aqui

(OBM) S9.png
(OBM) S9.png (49.54 KiB) Visualizado 1265 vezes

Eu não entendi pq o ângulo M tem o mesmo valor do ângulo N , que é alfa.

Alguém pode me explicar ? grato.
Editado pela última vez por danjr5 em 30 jun 2013, 13:45, num total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título e anexar imagens

Re: (OBM) Triângulo inscrito no círculo

30 jun 2013, 18:11

Olá Allan Kardec,
seja bem vindo!
O enunciado garante que \(LM = LN\). Por essa razão, os ângulos \(\widehat{M}\) e \(\widehat{N}\) são iguais.

Amplitude alpha

02 jul 2013, 10:50

Quando li esta pergunta, pensei que a dificuldade residia nos ângulos\(\widehat{LMN}\) e \(\widehat{LNM}\) em causa, terem amplitude \(\alpha\), não em serem iguais, pois esta igualdade resulta das cordas da circunferência(LM e LN) em questão, terem o mesmo comprimento, o que me parece de fácil dedução.

Para compreender porque é que esses ângulos têm amplitude \(\alpha\), analise como o ângulo \(\widehat{LNP}\) (\(\alpha\)!) varia à medida que o ponto N(de intersecção com a recta PQ)se desloca(respeitando todas as restrições do enunciado) sobre a meia circunferência que termina no ponto L e passa por N.
Acabará por deduzir que esse ângulo \(\alpha\) é igual a metade da amplitude do arco \(\widehat{NL}\).
Para deduzir isso comecemos por denominar o ponto da circunferência oposto ao ponto L por "B". Comparemos a amplitude do ângulo ao centro da circunferência(centro esse doravante denominado por "C") \(\widehat{NCB}\) com aquela dos ângulos \(\widehat{LNC}\) e \(\widehat{NLC}\) (que são iguais). Concluirá que estes dois últimos ângulos têm metade da amplitude o ângulo ao centro \(\widehat{NCB}\), que por cada incremento de dois graus(infinitésimos) do ângulo ao centro(\(\widehat{NCB}\)) corresponde o aumento de um grau(infinitésimo) de cada um dos ângulos referidos (\(\widehat{LNC}\) e \(\widehat{NLC}\)).
Desenhe(imagine) o triângulo LCN para o efeito.

Se alguma coisa não estiver clara volte pergunte que esforçar-me-ei por clarificar.
Responder