Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Abscissa em ponto de intersecção

08 jul 2013, 20:02

Questão nº 1 da prova da EsPCEx de 2012:
Considere a circunferência \(\left ( \lambda \right ) x^2+y^2-4x=0\) e o ponto P \(\left (1, \sqrt{3} \right )\). Se a reta t é tangente a λ no
ponto P, então a abscissa do ponto de intersecção de t com o eixo horizontal do sistema de coordenadas cartesianas é:

Resposta: -2

Como chegou a isso?
Editado pela última vez por rafaelgtmbin em 09 jul 2013, 02:20, num total de 2 vezes.

Re: Abscissa em ponto de intersecção

09 jul 2013, 01:27

Rafael,
completemos quadrado...

\(\\ x^2 + y^2 - 4x = 0 \\ (x^2 - 4x) + y^2 = 0 \\ (x^2 - 4x + 4) - 4 + y^2 = 0 \\ \fbox{(x - 2)^2 + y^2 = 4}\)

Devemos encontrar a equação da reta \(t\).

Determinamos a equação da reta que passa pelo ponto \(P\) aplicando a seguinte fórmula: \(y - y_o = m(x - x_o)\).

\(\\ y - y_o = m(x - x_o) \\ y - \sqrt{3} = m(x - 1) \\ y = \sqrt{3} + mx - m\)

Sabemos que o produto dos coeficientes angulares de retas perpendiculares vale \(- 1\), então:

\(m_{PC} \cdot m_{reta} = - 1\)

Encontramos \(m_{PC}\) fazendo...

\(\\ m_{PC} = \frac{0 - \sqrt{3}}{2 - 1} \Rightarrow \fbox{m_{PC} = - \sqrt{3}}\)

Agora,

\(\\ m_{PC} \cdot m_{reta} = - 1 \\ - \sqrt{3} \cdot m_{reta} = - 1 \\ m_{reta} = \frac{1}{\sqrt{3}} \\ \fbox{m_{reta} = \frac{\sqrt{3}}{3}}\)

Logo, a equação da reta \(t\) é:

\(\\ y = \sqrt{3} + mx - m \\ y = \sqrt{3} + \frac{x\sqrt{3}}{3} - \frac{\sqrt{3}}{3} \\ \fbox{y = \frac{x\sqrt{3}}{3} + \frac{2\sqrt{3}}{3}}\)

O eixo horizontal é obtido fazendo \(y = 0\), ou seja, \(y\) é fixo e vale ZERO!

Então, resta-nos substituir \(y\) por zero na equação da reta \(t\).

Permitirei que termine!!

Espero ter ajudado!

Att,

Daniel F.

Re: Abscissa em ponto de intersecção

09 jul 2013, 02:39

Olá Daniel

Puts, valeu muito mesmo por ajudar. Acho meio que muito errado esse tipo de questão ser aplicada em uma prova que o requerido é o nível médio de ensino. Não vi isso na escola pública que estudei, e alguns amigos meus que estudaram em particulares não tiveram também.

Então, gostaria que você me esclarecesse essa dúvida, se possível:
\(\\ m_{PC} = \frac{0 - \sqrt{3}}{2 - 1} \Rightarrow \fbox{m_{PC} = - \sqrt{3}}\)
sei que
\(m_{ } = \tan \alpha = \frac {y_{b}-y_{a}}{x_{b}-x_{a}}\)
gostaria que você me explicasse de onde você pegou esse 2 para o \(x_{b}\), uma vez que é o valor que estamos buscando.

continuando a conta, eu achei:
\(\frac {x \sqrt{3}}{3}+ \frac {2 \sqrt{3}}{3} = 0\)
\(x \sqrt{3}+ 2 \sqrt{3} = 0\)
\(\sqrt{3}\left ( x+2 \right ) = 0\)
\(x+2 = \frac {0}{\sqrt{3}}\)
\(x+2 = 0\)
\(x = -2\)

Realmente muito obrigado! :)

Re: Abscissa em ponto de intersecção  [resolvida]

09 jul 2013, 03:06

Rafael, é o centro da circunferência \((x - 2)^2 + y^2 = 4\)

\((x - 2)^2 + (y - 0)^2 = 4 \rightarrow \fbox{C = (2, 0)}\)

Não há de quê! E, também continue ajudando quando souber.

Att,

Daniel F.
Responder