Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

OBTER O VALOR DA TANGENTE

19 jul 2013, 12:41

GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL OBTER O VALOR DA TANGENTE RESOLVENDO ESSA EXPRESSÃO
Anexos
rerert.jpg

Re: OBTER O VALOR DA TANGENTE

19 jul 2013, 15:25

Luis Escreveu:GOSTARIA DE SABER SE É POSSIVEL OBTER O VALOR DA TANGENTE RESOLVENDO ESSA EXPRESSÃO

Caro Luis, eu não sei se pode ser feito assim. Vai no chute. Quem souber que nos ajude.

Como a tangente trigonométrica de um ângulo é obtida dividindo-se o seu seno pelo seu cosseno, então poderíamos dividir a parcela do seno por cosseno (igualar tudo a fim de balancear a igualdade) e resolver?

\(134,31 \cos{\beta} = 200 - 160 \sin{\beta}\)

\(\frac{134,31 \cos{\beta}}{\cos{\beta}} = \frac{200}{\cos{\beta}} - \frac{160 \sin{\beta}}{\cos{\beta}}\)

isto é

\(134,31 = \frac{200}{\cos{\beta}}-\frac{160 \sin{\beta}}{\cos{\beta}}\)

Como dito, se \(\frac{\sin{\beta}}{\cos{\beta}}=\tan{\beta}\)

e se não estou cometendo nenhuma barbaridade trigonométrica, poderia reescrever a expressão anterior, modificando a última parcela

\(134,31 = \frac{200}{\cos{\beta}}-160 \tan{\beta}\)

Algebrando...

\(\frac{200}{\cos{\beta}} -134,31= 160 \tan{\beta}\)

\(\tan{\beta}=\frac{\frac{200}{\cos{\beta}} -134,31}{160}\)

São al-Khwarizmi que me perdoe... Amém...

Abração
Mauro

19 jul 2013, 17:08

Caríssimo Mauro, muito obrigado pela pela atenção e pela rápida resposta, entretanto, gostaria de obter mais aluguns comentários de Vossa Senhoria, se for possível, naturalmente!
Eu já havia feito esse cálculo e na verdade mesmo isolando a tangente a expressão sempre fica com duas incógnitas!!!
Eu precisava da tangente para exatamente encontrar o ângulo, mas pelo visto não dá pra se chegar na tangente apenas resolvendo a expressão, certo?
Eu consegui encontrar o ângulo traçando a geometria dos triângulos no AutoCAD.

Veja, por favor no exercício em anexo de uma lista de estática que estou elaborando.

Grato!!!

19 jul 2013, 19:28

Se me permite caro Mauro

Olá caro Luís

Em vez de tentar achar a tangente, substitua \(sen\beta=\sqrt{1-cos^2\beta}\) ou \(cos \beta=\sqrt{1-sen^2\beta}\)

fica com uma equação de segundo grau, depois faz uma substituição \(sen \beta=z\) ou \(\cos \beta=z\) e fica com um polinómio de segundo grau que é fácil resolver.

Vão lhe dar duas soluções para \(\beta\)

Veja a solução aqui
http://www.wolframalpha.com/input/?i=so ... sin%28x%29
Anexos
WolframAlpha--solve_13431cosx200-160sinx--2013-07-19_1333.jpg

19 jul 2013, 21:14

João P. Ferreira Escreveu:Se me permite caro Mauro

Olá caro Luís

Em vez de tentar achar a tangente, substitua \(sen\beta=\sqrt{1-cos^2\beta}\) ou \(cos \beta=\sqrt{1-sen^2\beta}\)

fica com uma equação de segundo grau, depois faz uma substituição \(sen \beta=z\) ou \(\cos \beta=z\) e fica com um polinómio de segundo grau que é fácil resolver.

Vão lhe dar duas soluções para \(\beta\)

Veja a solução aqui
http://www.wolframalpha.com/input/?i=so ... sin%28x%29

Quem sabe, sabe; quem não sabe aprende e bate palmas! clap! clap!
Obrigado, Mestre João!

Imagino que tenha tirado da identidade trigonométrica

\(\sin^2 {\beta} + \cos^2{\beta} = 1\)

\(\sin^2 {\beta} = 1 - \cos^2{\beta}\)

e, finalmente,

\(\sin {\beta} = \sqrt{1 - \cos^2{\beta}}\)

Abração
Mauro

19 jul 2013, 22:40

Mauro Escreveu:Imagino que tenha tirado da identidade trigonométrica

corretíssimo caro Mauro :)

um abração
Responder