Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Questão de Concurso Sobre Triângulo Retângulo

06 ago 2013, 21:45

Boa tarde,
Prestei um concurso nesse domingo e acredito que uma das questões de matemática deveria ser anulada. Por favor, vejam se estou correto.

32- Considerando que as medidas dos lados de um triângulo retângulo são diretamente proporcionais a 5, 7 e 4 e que sua área é igual a 40 cm2, o perímetro dessa figura, em centímetros, será:
a)16
b)20
c)64
d)48
e)32

No gabarito a resposta dada é 32, pois os lados seriam: 8, 10 e 14. Sendo 8 e 10 os catetos e 14 a hipotenusa. Até aí, beleza. Pois a área estaria certa: (8x10)/2=40. Porém uma coisa que muita gente não percebeu é que isso não forma um triângulo retângulo!!! A fórmula mais conhecida é: soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Porém se aplicarmos isso nesses lados, dá errado. 14²=10²+8² tá errado, pois ficaria: 196=164... portanto um triângulo com lados de 8, 10 e 14 não é triângulo retângulo. Concordam?

Obrigado desde já!

Re: Questão de Concurso Sobre Triângulo Retângulo

07 ago 2013, 01:10

Seja bem-vindo meu caro - FredFreitas!

Sabendo que a hipotenusa é sempre maior que qualquer um dos catetos, podemos concluir que a hipotenusa pode ser dada por \(\fbox{a = 7k}\). Por conseguinte, os outros catetos serão \(\fbox{b = 5k}\) e \(\fbox{c = 4k}\).

Uma das formas de obter a área do triângulo em questão é aplicando a seguinte fórmula: \(S = \frac{b \cdot c}{2}\).

Com isso,

\(S = \frac{b \cdot c}{2}\)

\(40 = \frac{5k \cdot 4k}{2}\)

\(20k^2 = 80\)

\(k^2 = \frac{80}{20}\)

\(k^2 = 4\)

\(\fbox{k = 2}\)

Por fim,

\(2p = a + b + c\)

\(2p = 7k + 5k + 4k\)

\(2p = 16k\)

\(2p = 16 \cdot 2\)

\(\fbox{\fbox{2p = 32\;\;\text{cm}}}\)

Sua observação é pertinente! Ao seu comentário chamo a atenção para o fato de 5, 7 e 4 também não formarem um triângulo retângulo.

Re: Questão de Concurso Sobre Triângulo Retângulo  [resolvida]

07 ago 2013, 01:27

Opa! Muito obrigado pela confirmação, Daniel!
Quando estava fazendo a prova, cheguei a esse resultado também, 32. Porém quando fui fazer a condição de existência desse triângulo, vi que não batia.

Valeu!
Responder