gabrielwagner Escreveu:[...]1 - tempo correspondente ao extremo direito do arco.[...]
Caro Gabriel Wagner, pelo que entendi, você gostaria de saber, primeiramente, a partir de um preço alto, qual seria a projeção do próximo preço baixo sem, contudo, usar compasso para isto.
Gostaria de fazer isto por uma fórmula. É isto?
Se for, tenho uma ideia, que não sei se lhe serve.
O seguinte:
Quando você fez, no exemplo, uma marcação com o compasso, a distância do ponto marcado pela ponta-seca corresponde a uma marcação na escala do tempo.
A outra ponta do compasso corresponde à escala dos preços.
A distância, percorrendo horizontalmente o gráfico, que vai da origem até a data/hora do ponto do preço alto corresponde a uma variação do tempo. A origem é arbitrária, mas o ponto de preço alto, não. O traçado da linha horizontal tem de ir do ponto da ponta-seca até a 'coluna' que marca o preço alto.
E esta linha é um dos catetos de um triângulo-retângulo.
O outro cateto é a linha vertical que liga o ponto do preço alto até o ponto em que a linha horizontal parou.
A distância da marcação da ponta-seca do compasso até o ponto do preço alto é a hipotenusa desse triângulo.
Assim, por Pitágoras, podemos dizer que o comprimento dessa hipotenusa vai projetar o preço mais baixo futuro.
Se não me engano no raciocínio, o comprimento do raio (h) desse arco será
\(h = \sqrt{(p_A)^2+(t_d)^2}\)
fazendo aqui \(p_A=\text{ preco Alto}\) e \(t_d=\text{tempo decorrido}\)
Acredito que precisam estar numa escala conveniente.
Uma vez calculado 'h', a partir de qualquer tempo você poderia projetar o preço mais baixo, somando à data e hora arbitrariamente escolhida como ponto de partida (numa escala conveniente) ao valor de 'h'.
Claro que isto não responde totalmente sua pergunta, porque a altura da ponta-seca interfere na projeção do preço mais baixo e também se precisa relacionar tais incógnitas com a fórmula do círculo.
Isto faz algum sentido?
Abração
Mauro