04 Oct 2013, 18:06
04 Oct 2013, 18:28
Christian Cabreira Escreveu:Boa tarde
O problema que estou resolvendo é bem simples de se entender, mas está me saindo complicado de resolver.
Eu quero desenvolver e demonstrar lado e apótema dos primeiros polígonos regulares(l3 até l11) em função do raio da circunferência circunscrita à esse polígono. Pois bem, estou na primeira pedra no caminho, pentágono, basicamente já algebrizei lado e apótema, o que me falta solucionar é sen(∏/30) e cos(∏/30). Tendo o procedimento para algebrizar essas duas funções consigo finalizar essa parte.
Desde já agradeço a atenção, aguardo com ansiedade.
Segue abaixo scan do meu desenvolvimento até agora:
04 Oct 2013, 18:30
04 Oct 2013, 18:37
Christian Cabreira Escreveu:De qualquer maneira eu irei parar no cos(∏/30), esse ai que é o problema. Não importa o caminho que faça(por trigonometria), acabo chegando no cos(∏/30) ou sen(∏/30).
04 Oct 2013, 19:32
Jzaiden Escreveu:Christian Cabreira Escreveu:De qualquer maneira eu irei parar no cos(∏/30), esse ai que é o problema. Não importa o caminho que faça(por trigonometria), acabo chegando no cos(∏/30) ou sen(∏/30).
Não há muito o que fazer em um polígono regular de 5 lados inscrito. Até mesmo por causa disso, que inexistem "fórmulas prontas" nos livros de matemática de ensino médio, tal como o hexágono, o quadrado e o triângulo.