Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Triângulo inscrito em um círculo trigonométrico (Insper-SP)

23 Oct 2013, 12:17

Enunciado: A figura mostra a circunferência trigonométrica, cujo raio mede 1, e o triângulo ABC, de área 2/3, inscrito na circunferência.

Bom pessoal, primeiramente segue a imagem do exercício e, em seguida, os meus registro sobre o exercício em uma segunda figura.

Minha resolução

Observa-se que o ângulo em C é retângulo, mas isso não será útil.

No triângulo ABC, tem-se

\(A=\frac{1}{2}.a.b.sen.\beta\)

\(\frac{2}{3}=\frac{1}{2}.2.BC.sen.\beta\)

\(sen\beta =\frac{2}{3.BC}\)

Porém, pelo teorema dos senos no triângulo isósceles OBC

\(\frac{1}{sen\beta }=\frac{BC}{sen\alpha }\)

\(sen\beta =\frac{sen\alpha }{BC}\)

Igualando as duas expressões, vem

\(\frac{2}{3BC}=\frac{sen\alpha }{BC}\)

\(sen\alpha =\frac{2}{3}\)

Pela relação fundamental da trigonometria

\(sen^2\alpha +cos^2\alpha =1\)

\(cos^2\alpha =1-sen^2\alpha\)

\(cos^2\alpha =1-(\frac{2}{3})^2\)

\(cos^2\alpha =1-\frac{4}{9}\)

\(cos^2\alpha =\frac{9}{9}-\frac{4}{9}\)

\(cos^2\alpha =\frac{5}{9}\)

\(cos\alpha =\sqrt{\frac{5}{9}}\)

O valor negativo não deve ser considerado, pois o ângulo se encontra no primeiro quadrante, onde o cosseno adquire valores positivos. O resultado pode ser simplificado para "raiz de cinco sobre três", mas não consegui separar o membro antecedente do membro consequente no LaTeX. Ignorância minha.

Em anexo, também coloquei as deduções das propriedades que utilizei, com exceção da fundamental que ainda não aprendi a deduzir. Isto é para a informação de quem estiver interessado em aprender e para exercitar as deduções, aprendendo mais também. Ainda, enriquece o tópico, é claro.

Contudo, em relação ao exercício, gostaria de saber se ele está correto e se existe outro modo de chegar na resposta. Existe a alternativa "raiz de cinco sobre três" nas respostas, mas não tenho o gabarito.

Grato.
Anexos
Teorema dos senos e área.jpg
Minha resolução.jpg
Minha resolução.jpg (19.34 KiB) Visualizado 5179 vezes
Exercício.jpg
Exercício.jpg (17.83 KiB) Visualizado 5180 vezes

Re: Triângulo inscrito em um círculo trigonométrico (Insper-SP)

25 Oct 2013, 15:18

Pessoal, alguém pode me ajudar?

Abraço.
Responder