Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Geometria Plana

26 jan 2014, 05:02

Pessoal estou a 2 dias tentando fazer essa questão e não consigo quem puder me dar uma dica de como resolve-la eu agradeço :) .
exercicio.JPG
Aqui está a imagem do exercicio.
exercicio.JPG (60.28 KiB) Visualizado 796 vezes

Re: Geometria Plana

27 jan 2014, 14:56

Designemos \(a = \bar{ML}, b = \bar{LJ}\) e \(\alpha = L \hat{M}K\). Olhando para o triangulo [LJI] sabe que \(\tan \alpha = a/b\), o que permite calcular por exemplo \(\bar{KL}\). Assim, a área da região I em termos de a e b será

\(A_I = a^2 - a \cdot \frac{a^2}{b}\)

Consegue prosseguir calculando a área da região II? Conhecendo as duas áreas a resposta é simples... Na verdade concluirá que as duas regiões têm a mesma área, pelo que gastará 3/7 da tinta em cada uma e sobrará por isso 1/7.
Responder