Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Encontrar o valor de X

11 mar 2014, 04:39

Alguem sabe como eu acho o valor de x nesse problema?
Anexos
10003223_596746270408361_1442613436_n.jpg

Re: Encontrar o valor de X

11 mar 2014, 10:24

Repare que o triângulo do lado direito da figura é igual ao triângulo formado pela parte inferior do rectângulo do lado esquerdo (têm um lado e dois ângulos iguais...). Por isso devemos ter x = 9.

11 mar 2014, 14:58

Posso estar enganado, mas o triângulo inferior esquerdo não pode ser igual o direito, ele só seria igual se altura do triângulo direito fosse 9. Contudo, eu estou afirmando isso com base em uma informação contida na figura que diz que o ângulo da hipotenusa do triângulo direito com a hipotenusa do triângulo inferior esquerdo é um ângulo reto (90 graus).

Se realmente as duas hipotenusas formarem um ângulo reto (como a figura induz a pensar), é necessário seguir esses passos para encontrar x:

1) calcular o ângulo superior do triângulo direito usando base 9 e altura 6.
2) calcular o ângulo superior do triângulo inferior esquerdo (basta subtrair o ângulo encontrado no passo 1 de 90).
3) calcular a base do triângulo inferior esquerdo usando altura 6 e o ângulo encontrado no passo 2.

O valor encontrado no passo 3 será x. Fiz uma figura pra ilustrar melhor.

Capturar.PNG
Capturar.PNG (18.36 KiB) Visualizado 1484 vezes

11 mar 2014, 15:29

Tem razão osdeving. Deixei-me enganar pela ilustração. Na verdade os dois triângulos que referi não têm dois ângulos iguais, o que invalida o restante argumento. O Cálculo é bastante simples e segue em anexo.
Anexos
SCN_0004.jpg
Responder