Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

provar que as áreas de sectores dentro do circulo são iguais

22 jun 2014, 19:13

por favor alguem se salve deste ataque terrorista que é este exercício..
Anexos
IMG_20140622_190510.jpg

Re: provar que as áreas de sectores dentro do circulo são iguais

23 jun 2014, 16:42

A região delimitada pelo arco CE e pelo segmento de reta CE tem quatro vezes a área de S1 (pois é uma homotetia de razão 2). Além disso tambem é fácil ver que tem o dobro da área conjunta de S1 e S2. Daqui é fácil deduzir que S1 e S2 têm a mesma área.

23 jun 2014, 22:56

gostaria de uma explicação mais detalhada..
como é que eu mostro que S1=S2?
normalmente a este tipo de problema usam se equações, mesmo que não hajam valores numericos

Re: provar que as áreas de sectores dentro do circulo são iguais  [resolvida]

24 jun 2014, 13:29

Na prática, o que estou a dizer é que \(4S_1=2(S_1+S_2)\) logo \(S_1=S_2\). Isto porque as regiões S1, S2 e as suas imagens por reflexão pela reta BD formam uma região igual a S1 mas com o dobro do diâmetro (logo o quartuplo da área) e portanto 2(S1+S2)=4S1.

Deixa-me fazer de outra maneira. A região S1 é um quarto de círculo de raio r ao qual se retirou meio quadrado de lado r (concretamete o triângulo retângulo EFG). Sendo assim temos que a área de S1 é \(\frac{\pi r^2}{4}-\frac{r^2}{2}\). Por outro lado, a união das regiões S1 e S2 é um oitavo de círculo de raio 2r (a fatia com extremos em B,E e D) ao qual se retirou o triângulo retângulo EBG que tem base EB=2r e altura FG=r. Temos assim que a área conjunta de S1 e S2 é \(\frac{\pi (2r)^2}{8}-\frac{2r^2}{2}=2\left(\frac{\pi r^2}{4}-\frac{r^2}{2}\right)\). Ou seja \(area(S_1)+area(S_2)=2area(S_1)\), logo \(area(S_2)=area(S_1)\).

24 jun 2014, 19:24

obrigado ajudou muito ;)
saudações portuguesas
Responder