Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
12 jul 2014, 21:44
Boa noite.
Na pergunta 4.3 do Exame nacional de matemática (635) de 1013 tem-se a pergunta :
Para g(x)=x.Ln(x)-x+Ln^2(x)
Sabe-se que:
• A é o ponto de coordenadas (2, 0)
• B é o ponto de coordenadas (5, 0)
• P é um ponto que se desloca ao longo do gráfico da função g
Para cada posição do ponto P, considere o triângulo [ABP]
Determine as abcissas dos pontos P para os quais a área do triângulo [ABP] é 1
Não compreendo pq é q na proposta de solução se encontra logo no 1º passo
Atg[ABP]=3/2*|g(x)|=1
Eu ainda comecei por usar a formula de Heron, mas se continuasse ficaria +1h só para resolver esta questão.
Qual foi o atalho mental usado nesta questão?
Obrigado.
14 jul 2014, 07:15
Nesse primeiro passo o que fizeram foi escrever a área do triângulo em função da informação que é dada. A área de um triângulo é:
\(A=\frac{base\times altura}{2}\)
Ora neste caso, podemos considerar que a base do triângulo é a distância entre A e B, que é 3. Assim sendo a fórmula simplifica-se e fica:
\(A=\frac{3\times altura}{2}\)
Neste caso, a distância do ponto P à base será a altura do triângulo. Mas esta distância não é mais que a distância de P ao eixo dos xx', ou seja, o módulo da ordenada da função, que se pode representar por |g(x)|. Desta forma, a fórmula da área do triângulo fica, de facto:
\(A=\frac{3\times |g(x)|}{2}\)
15 jul 2014, 07:27
@aisilva : desde já o meu obrigado.
Na raiz da minha dúvida está a convicção que a formula 1/2b*h=S só pode ser usada em Triângulos retangulos.
Tu e a APM estão-me a dizer que não... que posso generalizar, correto?
15 jul 2014, 11:03
Sim é precisamente isso. A fórmula de cálculo da área de triângulos é sempre essa, quer sejam agudos, rectângulos ou obtusos (ver a figura em anexo) e é indiferente qual o lado que é tomado como base, desde que a altura seja a correspondente (a altura é tomada como a distância que vai da base considerada ao vértice oposto à base).
- Anexos
-

- area-triangulo.gif (5.14 KiB) Visualizado 1328 vezes
15 jul 2014, 13:05
Engraçado, como com uma troca de palavras se resolveu uma duzia de exercicios de uma forma muito mais simples.
Obrigado @aisilva pela explicação