Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Atividade impossível de Geometria da Fuvest

16 set 2014, 19:27

Boa tarde amigos, sou novo aqui no fórum, e já tenho uma pergunta a ser feita.

Estou com uma dúvida em um exercício da Fuvest que está tirando meu sono... hahaha

Será que alguém poderia me dar um HELP?!

A questão é a seguinte:

(Fuvest) A circunferência dada pela figura abaixo tem centro C, raio igual a 2 cm e é tangente aos eixos coordenados x e y nos pontos A e B. Determinar a área da região hachurada.
Anexos
Fuvest 12.JPG
Fuvest 12.JPG (22.59 KiB) Visualizado 1946 vezes

Re: Atividade impossível de Geometria da Fuvest

16 set 2014, 20:47

Se você souber calcular a área da circunferencia abaixo da secante BA, estará tudo resolvido. Imagine um quadrado circunscrito a esta circunferencia. A área deste quadrado é \(A_q= 4.4=16\), pois a circunferencia tem raio 2. A área da circunferencia vale \(A_c=\pi.r^2=4 \pi\). A área que "sobra" no quadrado circunscrito é a diferença \(A_q-A_c=16-4\pi\). A área compreendida entre os pontos A, B e a origem O vale, portanto \(\frac{16-4\pi}{4}=4-\pi\). Consegues ir adiante?

17 set 2014, 21:16

Walter R Escreveu:Se você souber calcular a área da circunferencia abaixo da secante BA, estará tudo resolvido. Imagine um quadrado circunscrito a esta circunferencia. A área deste quadrado é \(A_q= 4.4=16\), pois a circunferencia tem raio 2. A área da circunferencia vale \(A_c=\pi.r^2=4 \pi\). A área que "sobra" no quadrado circunscrito é a diferença \(A_q-A_c=16-4\pi\). A área compreendida entre os pontos A, B e a origem O vale, portanto \(\frac{16-4\pi}{4}=4-\pi\). Consegues ir adiante?

Olá Walter, não estou conseguindo compreender após você falar sobre a área compreendida entre os pontos A, B e a origem O, por que vale aquilo?

Não poderia fazer uma área de um triângulo?

Abraços.

18 set 2014, 01:39

Também. A área do triangulo AOB vale \(\frac{2.2}{2}=2\)(triangulo retangulo). Desta área deves descontar \(4-\pi\) ( a área dentro deste triangulo mas fora da circunferencia), obtendo \(2-(4-\pi)=\pi-2\) (a área dentro deste triangulo e dentro da circunferencia). Agora é só descontar esta área da área da semi-circunferencia, que obterás a resposta correta (assim espero).

18 set 2014, 02:11

Vish cara, agora travou tudo...

Eu não entendo o por que você tirou a área do circulo da área do quadrado, sobrando as extremidades do quadrado, sendo que a região hachurada está dentro da circunferência...

:(

18 set 2014, 03:36

Oi, Aramis.
A área hachurada, pelas minhas contas, vale \(\frac{\pi2^2}{2}-(\pi-2)=2\pi-\pi+2=\pi+2\).
Responder