Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

os centros das tres polias de um mecanismo

06 ago 2012, 23:36

Não sei se estou abusando do trabalho de voces, mas estou estudando pro vestibular e resolvo muitos exercicios diariamente, e logo vem as duvidas. Aqui posso esclarece-las de modo rapido e com uma explicaçao nota 10. Muito obrigado!

Pesquisei no google essa questao, e nao achei resolucao clara que sanasse minha duvida.

CESGRANRIO - RJ

Os centros das tres polias de um mecanismo estao sobre os vertices de um triangulo equilatero de lado L. O diametro de cada polia é muito proximo a L, como sugere a figura. O comprimento da correia MNPQRSM que movimenta as polias é, aproximadamente:

Resposta: \((\pi + 3 ) . L\)
Anexos
asdffasdfdsa.jpg
asdffasdfdsa.jpg (39.42 KiB) Visualizado 6812 vezes
Editado pela última vez por João P. Ferreira em 07 ago 2012, 10:31, num total de 2 vezes.
Razão: arrumar latex

Re: os centros das tres polias de um mecanismo

07 ago 2012, 10:30

Boas

Vê o desenho anexo

Podes reparar que o arco referente ao ângulo \(\beta=120^{\circ}=\frac{2\pi}{3}\) é igual a \(\frac{2\pi}{3}\frac{L}{2}\)

É fácil ver pelo teu desenho então que o comprimento total da correia é igual a

\(3\frac{2\pi}{3}\frac{L}{2}+3L=(\pi+3)L\)

Cumprimentos
Anexos
graf.jpg
graf.jpg (23.84 KiB) Visualizado 6805 vezes

07 ago 2012, 18:44

Entendi ! Muito obrigado. E agora que percebi, o forum é de Portugal? Sou brasileiro hahaha.

07 ago 2012, 20:04

brunobhc Escreveu:Entendi ! Muito obrigado. E agora que percebi, o forum é de Portugal? Sou brasileiro hahaha.

O fórum não é de Portugal, é da Lusofonia e são todos bem-vindos por aqui :)
Responder