Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

CEFET-MG 2006 Trigonometria/Geometria

20 Oct 2014, 22:26

Não consigo fazer esta questão nem a pau, gostaria que me ajudassem:

QUESTÃO 26
Na figura, o triângulo ABC é retângulo em  e AM bissetriz do
ângulo Â.

Link da imagem: http://imageshack.com/a/img633/2071/OK6su9.png
Deixei a imagem embaixo também.

Se AC = 3 e AM = 2 , então, a medida da hipotenusa BC é
a)3√2
b)3√5/2
c)5√3/2
d)2√3/5
Anexos
Capture2.PNG
Capture2.PNG (2.07 KiB) Visualizado 3355 vezes

Re: CEFET-MG 2006 Trigonometria/Geometria

21 Oct 2014, 08:05

Pesquise "Lei dos senos" e "Lei dos cossenos"... Não resolve nada que não pudesse resolver de outro modo, mas muitas vezes simplifica.

Re: CEFET-MG 2006 Trigonometria/Geometria

21 Oct 2014, 13:20

Uma maneira de o resolver é tomar como ponto N a projeção ortogonal de M no segmento AC. Nesse caso temos que ANM é um triângulo retângulo isoscele (pois, sendo AM a bissetriz de um ângulo reto, NÂM vale 45º). Sabendo a medida da diagonal AM sabemos as medidas de AN e NM. Juntando o conhecimento da medida de AC ficamos a conhecer as medidas do triângulo CNM que é semelhante ao triângulo CAB. Logo podemos tirar a medida de BC, comparando as medidas de CN e CA.

PS: olhando para as opções, tem a certeza que no enunciado está AM=2 em vez de \(AM=\sqrt{2}\)?

Re: CEFET-MG 2006 Trigonometria/Geometria

21 Oct 2014, 14:08

Na verdade, AM é igual a raiz de 2.
Porém já consegui fazer a questão.
Pegue o triângulo menor da esquerda e usa-se a lei dos cossenos para o mesmo e para o triângulo maior.
Querem que deixe como faz ou não há necessidade?
Responder