Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Triângulo Retângulo Inscrito em Circunferência

20 nov 2014, 16:18

Olá, tenho um problema e seria muito grato se alguém pudesse me expor a solução:

Determinar o perímetro de um triângulo retângulo de 150 m² de área inscrito numa circunferência de 12,5 m de raio.

O gabarito do problema é 60cm.

Muito obrigado desde já.

Re: Triângulo Retângulo Inscrito em Circunferência

20 nov 2014, 20:05

Oi, se o triângulo é inscrito na circunferência então a sua hipotenusa é um diâmetro (25 m).
A área é \(150 = 12,5 \times h\), então \(h = 12\).

Se chamarmos a hipotenusa de \(a\) e os catetos \(b\) e \(c\), podemos usar as seguintes relações de triângulos retângulos para concluir a questão:

\(ah = bc\) donde sai, por exemplo, \(b = \frac{ah}{c}\)

\(a^2 = b^2 + c^2\)

21 nov 2014, 16:21

Desculpe, acho que não entendi alguns pontos.

Tratando-se de um triângulo retângulo inscrito em circunferência, os catetos devem ser iguais, não? Assim \(ah = bc\) é o mesmo que \(ah = b^2\). Se \(ah = 300, b = \sqrt{300}\). Entretando, a raiz de 300 não é exata, e a solução do problema é um número inteiro.

Outra coisa, se o raio é 12,5, a altura não devia ser o mesmo? Pois nesse caso ela vai de um vértice até a metade da hipotenusa, ou seja, vai até o centro da circunferência.

Poderia me apontar que erros cometi nas afirmações acima? Obrigado.
Também quero agradecer pela relação \(ah = bc\), que desconhecia totalmente.

21 nov 2014, 17:52

pcpelizzaro Escreveu:Tratando-se de um triângulo retângulo inscrito em circunferência, os catetos devem ser iguais, não

Não necessariamente. Você tem apenas 2 triângulos retângulos com catetos iguais, medindo \(r \sqrt{2}\) cada, inscritos numa circunferência. Mas nesse caso não atendem às premissas do enunciado. Disso também decorre as suas demais conclusões.

Voltando à minha sugestão:
fraol Escreveu:\(ah = bc\) donde sai, por exemplo, \(b = \frac{ah}{c}\)

\(a^2 = b^2 + c^2\)

Então \(a^2 = \left( \frac{ah}{c} \right)^2 + c^2\)

De onde sai que \(c^4 + (ah)^2 - a^2c^2 = 0\)

Resolvendo essa equação, considerando apenas as soluções válidas para o problema terá \(b= 15\) e \(c = 20\) ou vice-versa. Juntando com a medida da hipotenusa vem a resposta. Observe que são quatro triângulos nestas condições.
Responder