Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Como calcular todos os pontos que passam por uma reta?

04 set 2012, 18:38

Olá pessoal, preciso calcular todos os pontos inteiros que passam por uma reta definida por 2 pontos conhecidos. O único detalhe é que os pontos que preciso encontrar devem estar entre os pontos conhecidos e que definem a reta.
Grato.

Re: Como calcular todos os pontos que passam por uma reta?

05 set 2012, 10:38

Respondi há 1-2 dias a uma pergunta parecida. Veja no fórum.
Basicamente com dois pontos temos um vetor diretor.
Tendo um vetor diretor v e um ponto P, a equação da reta é

y=P+t.v, para qualquer t real

05 set 2012, 15:15

Obrigado pela resposta amigo, mas ainda não consegui intender. O que eu entendi foi que com essa equação eu consigo achar todos os pontos reais que passam pela reta, mas o que eu quero são apenas os inteiros que passam entre os pontos que definem a reta. Como eu faria para limitar essa função à apenas os pontos intermediário aos pontos que definem a reta. Seriam os pontos contidos em um segmento de reta.

05 set 2012, 16:13

Sendo
\(A=(x_1,y_1)\)
e
\(B=(x_2,y_2)\)

com \(x_1,x_2,y_1,y_2\) inteiros.

Uma equação possível dessa reta é

\(y = (x_1,x_2)+\frac{y_2-y_1}{x_2-x_1}x\), para todo o t real.

Ora assumamos que x é inteiro (podemos tentar um a um todos os inteiros desde \(x_1\) a \(x_2\)).
y só será inteiro se x for múltiplo de \(x_2-x_1\)

Por isso é só olhar para todos os inteiros desde \(x_1\) a \(x_2\) e ver quais são múltiplos de \(x_2-x_1\). Para esses, podemos calcular o y pela expressão dada.

05 set 2012, 16:56

Só um comentário: reduzir antes a fração simples (y2-y1)/(x2-x1) a m/n. x tem de ser múltiplo de n. Isto porque y2-y1 pode ser múltiplo de x_2-x_1 e a resposta anterior não contemplava esses casos :)

05 set 2012, 17:20

Obrigado pela resposta josesousa, agora ficou claro.
Abraço

05 set 2012, 17:43

Apenas algumas dúvidas que surgiram agora josesousa. Que operação seria essa "y=(x1,x2)+..." desculpe minha ignorância, mas matemática não é meu forte :) . Outra coisa, para retas verticais a equação continuaria sendo verdadeira?
Responder