Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Diagonal de um quadrado inserido numa reta no espaço

17 fev 2015, 19:08

Não consigo resolver este exercício. Se alguém me pudesse ajudar seria ótimo!
Anexos
WP_20150217_001.jpg

Re: Diagonal de um quadrado inserido numa reta no espaço  [resolvida]

17 fev 2015, 22:17

Olá, neste exercício vai ter que imaginar um pouco e tentar visualizar o que vou escrever.
Há que ter em mente que o plano \(y=z\) faz um ângulo de 45º com o plano xOy.

No plano cartesiano fica algo assim:
Sem Título.png
Sem Título.png (8.95 KiB) Visualizado 2885 vezes

Podemos concluir que:
\(A=(1,y,z)
B=(2,0,0)
C=(1,-y,-z)
\overline{OB}=\overline{AC}=2\)

De uma outra perspectiva:
Sem Título1.png

Deste modo pela trigonometria é possível calcular o y e o z, sabendo que o ângulo é de 45º

\(y=z=\cos(45^{\circ})=\frac{\sqrt{2}}{2}
A=(1,\frac{\sqrt{2}}{2},\frac{\sqrt{2}}{2})
B=(2,0,0)
C=(1,-\frac{\sqrt{2}}{2},-\frac{\sqrt{2}}{2})\)

Re: Diagonal de um quadrado inserido numa reta no espaço

17 fev 2015, 22:28

Condiz com as soluções e consegui facilmente acompanhar todos os passos. Muito obrigado pela ajuda rápida e preciosa! :)

17 fev 2015, 23:09

Boa tarde!

Sem querer colocar 'lenha na fogueira', mas imaginei além desta solução um conjunto de soluções.
Veja que o ponto B escolhido pela sua solução faz com que o quadrado ABCD se encontre em um plano paralelo ao plano Oyz, certo?
O ponto B, vértice do quadrado, não poderia estar em um plano perpendicular à reta r que passa pelo ponto médio do segmento AC? Seria uma circunferência o conjunto de todos os pontos B solução para este problema. Estou errado?

Vou anexar algumas figuras para tentar elucidar o que 'enxerguei'.
Coloquei uma visão em 3D e outras duas visões laterais, olhando para o plano Oyz.

Alguém poderia ajudar a encontrar a equação desta circunferência? :D

Abraços!
Figura1.jpg
Figura2.jpg
Figura3.jpg
Figura3.jpg (23.21 KiB) Visualizado 2879 vezes
Figura4.jpg
Figura4.jpg (21.39 KiB) Visualizado 2879 vezes

17 fev 2015, 23:19

Só haveria várias soluções caso não soubéssemos o ponto D. O exercicio fala no quadrado [OABC], O é o ponto de origem do referencial. Sem falar de um ponto conhecido, haveria infinitas soluções visto que o quadrado poderia ser rodado em torno da reta tal como descreveu.

Isto se entendi direito o que quis dizer :p

17 fev 2015, 23:45

pedrodaniel10 Escreveu:Só haveria várias soluções caso não soubéssemos o ponto D. O exercicio fala no quadrado [OABC], O é o ponto de origem do referencial. Sem falar de um ponto conhecido, haveria infinitas soluções visto que o quadrado poderia ser rodado em torno da reta tal como descreveu.

Isto se entendi direito o que quis dizer :p

Meu caro Pedro!

Agora percebi qual foi o meu equívoco. Realmente não tinha como haver tantas soluções quanto eu disse. Impossível mesmo!
Obrigado pelo bate-papo!
Abraços!
Responder