Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Copo cilindrico de raio 3cm tangente do angulo de inclinaçao

19 set 2012, 22:23

Olá amigos! Não consigo resolver esse:

Um copo cilíndrico, cujo raio da base mede 3cm e altura 9cm, está completamente cheio de água e é cuidadosamente inclinado de modo a derramar 2/5 de seu conteúdo. Desse modo, a tangente do ângulo de inclinação é?

Resposta 5/6.

Obrigado !

Re: Copo cilindrico de raio 3cm tangente do angulo de inclin

22 set 2012, 13:10

Seja \(\theta\) a tangente do
ângulo de inclinação do copo. Como 2/5 é menor que 1/2 a base do copo não chega a ser descoberta (continua coberta de água). Assim o volume de água derramado é dado pelo integral:

\(\int_{-r}^{r}\int_{-\sqrt{r^2-x^2}}^{\sqrt{r^2-x^2}}\int_{0}^{\theta(x+r)}dzdydx=\int_{-r}^{r}2\sqrt{r^2-x^2}\theta(x+r)dx\) em que \(r\) é o raio da base do cilindro.

Calculando este integral obtemos o valor \(\int_{-r}^{r}2\sqrt{r^2-x^2}\theta(x+r)dx=\pi\theta r^3\). Este valor deve ser 2/5 do volume total do cilindro que é dado por \(\pi r^2 h\) (onde \(h\) é a altura do cilindro). Portanto, \(\pi\theta r^3=\frac{2}{5}\pi r^2 h\), donde se tira que \(\theta =\frac{2h}{5r}\). Sendo \(r=3\) e \(h=9\) temos que \(\theta=6/5\).

22 set 2012, 22:07

Não há outro jeito de resolver? Estou no ensino médio e não sei Integrais. OBrigado.

23 set 2012, 14:39

brunobhc Escreveu:Não há outro jeito de resolver? Estou no ensino médio e não sei Integrais. OBrigado.

Pensando um pouco, sim. E até é capaz de ser mais fácil.
Seja \(l\) o comprimento máximo entre o bordo do copo e a parede descoberta aquando o derrame. A tangente do ângulo de inclinação é dada por \(\theta=l/2r\) em que \(r\) é o raio da base do cilindro (r=3cm neste caso). O volume derramado é por simetria metade do volume do cilindro com a mesma base e altura \(l\), ou seja é \(\frac{1}{2}\pi r^2 l\). Sabendo que também é 2/5 do volume total do copo (que é \(\pi r^2 h\), com \(h=3\)cm a altura do copo) temos a equação \(\frac{1}{2}\pi r^2 l=\frac{2}{5}\pi r^2 h\) donde se tira que \(l=\frac{4}{5}h\) logo \(\theta=\frac{l}{2r}=\frac{4h}{10r}=\frac{6}{5}\).

24 set 2012, 19:44

Ajudou muito!. Mas na verdade a tangente do angulo será 2r / L , pois o angulo correto é o complementar desse que você pensou! Por isso a resposta é 5/6 e a sua resolução forneceu 6/5. Consegui visualizar, por isso estou retificando seu procedimento!

Muito obrigado.
Responder