Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Equação do Lugar Geométrico (Geometria Analítica)

09 abr 2015, 03:16

Alguém poderia me ajudar nesta questão? Agradeço desde já!
Anexos
questão 1.png

Re: Equação do Lugar Geométrico (Geometria Analítica)

13 abr 2015, 17:54

Dado um ponto \((x,y,z)\in\mathbb{R}^3\) a distância desse ponto ao eixo dos z é dada por \(\sqrt{x^2+y^2}\) enquanto a distância do ponto ao ponto (-1,2,-3) é dada por \(\sqrt{(x+1)^2+(y-2)^2+(z+3)^2}\). Portanto a equação do lugar geométrico dos pontos distam em relação ao eixo dos z o triplo que distam em relação ao ponto (-1,2,-3) é dada por \(\sqrt{x^2+y^2}=3\sqrt{(x+1)^2+(y-2)^2+(z+3)^2}\) ou equivalentemente \(x^2+y^2=9((x+1)^2+(y-2)^2+(z+3)^2)\).

PS- Fazendo umas contas (exercício) esta equação pode ainda ser escrita da forma \(8(x-a)^2+8(y-b)^2+9(z+3)^2=c\) onde a,b,c são constantes (trata-se da equação de um elipsoide).
Responder