Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Relação entre triângulos semelhantes, geometria

19 abr 2015, 01:15

Na figura, ABCD é um quadrado e AEF é uma secante que corta BC em E e o prolongamento de DC em F. Se AE = 6m e EF = 2m, o lado do quadrado vale:
80cm
240cm
480cm
600cm

Alguém poderia me explicar qual o método utilizado para chegar ao resultado? Já tentei de várias maneiras, mas nunca acho o resultado, somente a relação dos lados.
Anexos
40.png
40.png (85.65 KiB) Visualizado 1934 vezes

Re: Relação entre triângulos semelhantes, geometria

19 abr 2015, 17:18

Os triângulos ABE e FCE são semelhantes pelo se tem a igualdade \(\frac{\overline{BE}}{\overline{AB}}=\frac{\overline{EC}}{\overline{EF}}\). Se designarmos por \(x\) esta proporção temos que \(\overline{BE}=6x\) e \(\overline{EC}=2x\) logo o lado do quadrado é dado por \(\overline{BC}=\overline{BE}+\overline{EC}=8x\). Falta só determinar o valor de \(x\). Este pode ser determinado através do teorema de Pitágoras uma vez que o triângulo ABE é retângulo e sabemos que a hipotenusa mede 6m e os catetos 6x e 8x metros respetivamente (logo \(6^2=(8x)^2+(6x)^2\)). Fica como exercício determinar o valor de \(x\) e calcular o valor do lado \(8x\).

Re: Relação entre triângulos semelhantes, geometria

19 abr 2015, 19:47

Consegui fazer hoje de madrugada, mais valeu ai pela dica, depois vou testar esse seu método. Vou deixar a imagem da minha solução:
Anexos
40 matematica.jpg
40 matematica.jpg (61.77 KiB) Visualizado 1923 vezes
Responder