Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Secção produzida por um plano no cubo

15 jun 2015, 21:58

IMG_0257.JPG

Na figura está representado num referencial o.n. Oxyz , um cubo [OPQRSTUV] .

A aresta [OP] está contida no semieixo positivo Ox , a aresta [OR] está contida no semieixo positivo Oy e a aresta [OS] está contida no semieixo positivo Oz.

Desenhe a secção produzida no cubo pelo plano PQA.

Resposta:
IMG_0268.JPG

Como se chegou a esta secção?

Re: Secção produzida por um plano no cubo

17 jun 2015, 13:36

Olá Telma!

Vamos lá ver então. Imediatamente aquilo em que pensamos é unir os vértices P e Q (estão na mesma face do cubo). Depois apesar do ponto A não pertencer ao cubo, pertence ao Oxz que "está colado" à face do cubo (nós nas secções devemos tentar ligar pontos da mesma face). Pronto ligando então o P ao A ficas com dois segmentos perpendiculares (PQ e PA) e agora traças segmentos paralelos a essas faces e tens o teu plano. Esse plano não está todo contido no cubo, pelo que vai cortá-lo na face superior nos pontos B e C... Não sei se consegui ser muito claro, mas é a questão de seguir mais ou menos as regras de construção das secções...

Bom estudo :)

17 jun 2015, 14:02

Olá :)
Como sei que os pontos B e C são os pontos médios das arestas ST e VU, respetivamente?

17 jun 2015, 15:25

Não te dão informação nenhuma sobre as coordenadas dos pontos no enunciado?
Se a coordenada do A for o dobro da coordenada de S então B é o ponto médio da aresta. Se não, não podemos saber se é ou não realmente o ponto médio :9

17 jun 2015, 16:10

Para além do exerto do enunciado que eu postei, é dito que o ponto U tem coordenadas (2,2,2) e no eixo Oz está representado o ponto A cuja cota é 4.
Porque dizes que se a coordenada de A for o dobro da coordenada de S então B é o ponto médio da aresta?
Obrigada ;)

17 jun 2015, 17:37

Ah ok então é mesmo o ponto médio :)
Experimenta verificar com o teorema de pitágoras

Dá-te que o segmento PA é igual a raiz de 20 se não estou em erro (estou a fazer de cabeça)

Agora imagina o ponto médio M desse segmento. Tem coordenadas (x,0,z) (já sabemos que o y é 0 porque o segmento pertence ao plano (xOz)

Agora se usando a fórmula da distância entre dois pontos fizeres um sistema que relaciona M e A, e depois M e P, chegas às coordenadas do ponto médio. E vais, provavelmente, verificar que são (1,0,2) ou seja, as coordenadas do ponto B :) Por coincidência esse ponto vai ser também o ponto médio de ST
Responder