Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 18 jun 2025, 11:10

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 04 Oct 2013, 19:57 

Registado: 04 Oct 2013, 17:53
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
gabrielwagner Escreveu:
Caro Christian Cabreira,

Vou colocar a questão doutra maneira e curiosamente vou usar uma imagem que você usou num post anterior.
Onde você coloca o 0 (centro do circulo) até ao M vamos chamar de vetor que usei na minha imagem de (B a C).
Portanto de 0 a M temos 2 preços diferentes e duas datas diferentes. Ora, só quero que você me diga como descobrir a data de "A" (extremo direito do arco). será difícil Christian?
Agradeço a sua gentileza em responder.

Amigo, leia novamente e com mais atenção meu post anterior. Você pode descobrir o que quer com uma régua, atuando diretamente no gráfico, mas não há como criar uma fórmula/função para fazer isso, porque o gráfico não representa uma função.(no meu post anterior eu lhe expliquei com mais detalhes)

Se analisar com calma a imagem que eu coloquei, vais ver a diferença entre o gráfico nela existente e o seu gráfico. O gráfico da função cosseno não possui ambiguidades(pontos iguais em Y para diferentes valores em X), isso basicamente é o que diferencia o gráfico de uma função do gráfico de uma outra relação não funcional(o seu gráfico).

MensagemEnviado: 04 Oct 2013, 20:11 

Registado: 30 set 2013, 19:40
Christian, só mesmo para terminar:

De 0 a M temos 2 preços e 2 datas. A diferença de preço / diferença de tempo dá um slope, que pode ser convertido em graus ou radianos. Ainda assim, não se pode usar uma fórmula para determinar onde vai cair o extremo do arco?

Abraço

MensagemEnviado: 04 Oct 2013, 20:31 

Registado: 04 Oct 2013, 17:53
gabrielwagner Escreveu:
Christian, só mesmo para terminar:

De 0 a M temos 2 preços e 2 datas. A diferença de preço / diferença de tempo dá um slope, que pode ser convertido em graus ou radianos. Ainda assim, não se pode usar uma fórmula para determinar onde vai cair o extremo do arco?

Abraço

Não sei se entendi bem o que disseste agora, até porque misturasse os dois gráficos, mas de qualquer forma é diferente do que disse anteriormente.
No gráfico da imagem q eu postei é possível sim criar uma função, pois ele obedeve à lei de criação(sem ambiguidades e sem exceções), mas ele é muito diferente do seu gráfico.
O slope q fala é a inclinação da tangente da curva desenhada, n sei onde viste essa expressão, mas ela n tem a ver com a sua pergunta. Pode-se sim fazer uma diferença de preços/tempo, simplesmente terás uma variação e não um ponto.

∆preço = preço final - preço inicial

Não entendo que fórmulas queres saber, pois o arco foi desenhado à mão, ele não foi produzido por uma função amigo. É isso que acho que não consegues entender, o gráfico que tens em mão é gerado por uma variação de preços durante um intervalo de tempo de uma ação específica em uma bolsa específica, se o que queres saber é qual o preço X da ação as 14:00 do dia 03/03 por exemplo, o q podes fazer é meter uma régua sobre o momento que queres saber se olhar em q ponto a régua corta o gráfico, marca esse ponto, vira a régua e olha no eixo Y(preço) quanto estava valendo a ação em questão. O arco que desenhastes serve, provavelmente, para uma análise de variação dessa ação(primeira imagem). Mas sinceramente, não sei lhe dizer no q isto tem a ver com trigonometria. Não é possível algebrizar isto trigonometricamente, e caso tu invista tempo suficiente tu precisaria de uma tabela de mais de 500 valores para um intervalo de tempo muito pequeno para poder criar uma lei para esse teu gráfico. Por isso que lhe disse que é impossível, não há necessidade de criar uma lei para tal efeito, se com uma régua tu fazes issto, criam-se fórmulas e funções para projetar reações e gráficos e não para analisá-los.

Para finalizar, analisei com calma a segunda imagem q postaste, nela é possível dizer os pontos de encontro do 2 arcos q desenhaste. Não sei o q isso significa para ti, porque não faço a mínima ideia do que são estes gráficos, mas te garanto q ao menos isso pode ser feito. O único porém é, para isto ser feito, precisaríamos do ponto onde ambas curvas cortam o eixo Y ou eixo X(vejo que uma delas não o corta, porque a função dela não possui raiz real). Se puderes prolongar o desenho das tuas curvas até os eixos cartesianos e souberes me dizer qual o valor onde elas os cortam, isso posso fazer por você, mas somente isso infelizmente.

EDIT ---
Se o que queres é o que lhe sugiro no último parágrafo esse tópico deve ser movido para a seção de análise de funções

viewforum.php?f=21

MensagemEnviado: 04 Oct 2013, 21:00 

Registado: 30 set 2013, 19:40
Bom, Christian,
Concluo que o meu problema não tem solução e terei sempre de usar o software para desenhar os arcos.

Seja como for, agradeço-lhe imenso o tempo que disponibilizou para me esclarecer. Só por aí, nota 10!

Abraço

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: