Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Coordenadas cilindricas e a espiral de Fibonacci

02 abr 2015, 11:58

Bom dia pessoal,
e meu primeiro dia no forum entao me desculpem se estiver postando em area errada.

A minha duvida e o seguinte..
Imagine um circulo contendo uma espiral. Para simplificar, imagine que essa espiral seja a de fibonacci, onde se e sabido os pontos principais que a tornam um espiral,
que seriam no caso 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21.. e por ai vai, de acordo com a sequencia numerica por ele estabalecida..

A minha duvida e, eu consigo calcular qualquer outro ponto dentro dessa espiral alem desses estabelecidos pela sequencia?
ou seja, imaginando que a linha que forma a espiral tenha uma area.. eu consigo definir a coordenada de qualquer elemento infinitesimal de area dentro dessa linha?

afinal uma linha e nada menos que uma sequencia infinita de pontos enfileirados certo? eu gostaria de pegar a coordenada de cada um dos pontos enfileirados que formam essa linha.. não precisando ser necessariamente pontos infinitesimais.. ou melhor, a dimensão dos pontos não precisa necessariamente tender a zero.. se facilitar podemos imaginar círculos de 1mm de diâmetro, mas dispostos dentro de um circulo no formato dessa espiral..

espero que alguem possa me ajudar. Muito obrigado
Anexos
espirallogaritmica.png
espirallogaritmica.png (75.79 KiB) Visualizado 999 vezes

Re: Coordenadas cilindricas e a espiral de Fibonacci

02 abr 2015, 12:09

p.s.: Galera estou usando essa espiral so como um exemplo.. mas eu me refiro a qualquer tipo de espiral.. tanto logarítmica quanto aritmetica.
Responder