João Torgal Escreveu:Mauro, um volume é uma relação de espaço que envolve três dimensões, algo que não sucede evidentemente no círculo (daí ter volume 0, pois a altura é nula).
Assim, como a duas dimensões temos o círculo, cuja área é \(\pi r^{2}\), que se repete ao longo do cilindro, com uma altura h, tem toda a lógica que o Volume seja o produto dessas duas medidas.
Caro João Torgal, minha intuição (apenas intuição) diz que é muito esquisito, como foi dito, criar mentalmente algo que não tem apoio na lógica, que é a de uma espessura zero tornar-se dimensional.
Ainda fico a pensar que, mesmo que considerássemos o resultado final das infinitas (?) sucessões das pizzas por integração de espessuras infinitesimais para se chegar à altura do cilindro, mesmo assim o infinitésimo não é zero.
A minha cisma é com a Natureza: como pode haver três dimensões? - seria a pergunta absurda, já que existe mesmo e vivemos nela.
Ou o conceito de cilindro é que tem alguma coisa secreta.
Enfim, estamos no ramo da filosofia, talvez muito torta de minha parte.
Eu gostaria de concordar com você, Caro João, mas não vejo como. Gratíssimo, de qualquer forma.
Abração
Mauro