Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 18 jun 2025, 21:07

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 30 jan 2016, 01:37 

Registado: 30 jan 2016, 01:17
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá.

Eu estou estudando esse livro do Michael Corral http://mecmath.net/trig/trigbook.pdf. Estava indo tudo bem até chegar o exercício 15 da seção 3.2 (pág. 77), o qual também me fez perceber que não compreendi bem o exercício 6.

Exercício 6: Prove a identidade \(\sin\theta + \cos\theta = \sqrt{2} sin(\theta+45\textdegree)\).
Explique por que isto mostra que \(-\sqrt{2} \leq \sin\theta + \cos\theta \leq \sqrt{2}\) for all angles \(\theta\).
Para qual \(\theta\) a expressão \(\sin\theta + \cos\theta\) alcança seu maior valor?

Exercício 15: Generalize o exercício 6: Dado quaisquer \(a\) e \(b\), \(-\sqrt{a^2 + b^2} \leq a \sin\theta + b \cos\theta \leq \sqrt{a^2+b^2}\) para todos \(\theta\).

Há uma dica para o exercício 15 no fim do livro dizendo "Para \(a \neq 0\) e \(b \neq 0\), desenhe um triângulo retângulo com catetos \(a\) e \(b\)".

Eu vejo que quando desenho esse triângulo retângulo, a hipotenusa dele é exatamente o valor máximo de \(\sin\theta + \cos\theta\) que eu estava procurando, mas por que isso acontece? Não estou entendendo a lógica por trás desse exercício.

Ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar a entender.

MensagemEnviado: 30 jan 2016, 17:44 

Registado: 10 nov 2012, 00:19
Agradeceu: 47 vezes
Foi agradecido: 452 vezes
Oi, estive pensando neste problema da seguinte forma:

Desenhando um triângulo retângulo de catetos \(a\) e \(b\) e hipotenusa \(c\) tais que:

\(sen \theta = \frac{a}{c}\), logo \(a \cdot sen \theta = \frac{a^2}{c}\). Analogamente obtém-se \(b \cdot cos \theta = \frac{b^2}{c}\).