Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Numa sala medindo 4m x 10m

23 Oct 2018, 00:38

Nessa sala retangular devem caber lajotas quadradas e inteiras. Para completar essa sala, devemos utilizar lajotas cujos lados tenham medidas iguais a?
R.: a resposta é 25cm, mas não sei como resolver...

Re: Numa sala medindo 4m x 10m

23 Oct 2018, 10:36

Partindo do principio que devemos escolher "lajotas" com um número inteiro de centímetros, basta tomar uma medida que seja um divisor comum de 400 e 1000 (4 m e 10m, em centímetros). Suponho que não tenha colocado todo o enunciado, se não forem dadas outras condições, qualquer uma destas medidas serviria:

1, 2, 4, 5, 10, 20, 25, 40, 50, 100, 200

Realmente 25cm é uma resposta possível, mas existem outras...

Re: Numa sala medindo 4m x 10m

24 Oct 2018, 01:46

vou colocar a questão completa..... eh do colegio militar
- O Colégio militar quer cobrir o piso de uma sala de aula com lajotas quadradas. A sala é retangular, com lados medindo 4 metros de largura e 10 metros de comprimento. Os lados das lajotas devem ser paralelos aos lados, devendo ser utilizadas somente lajotas inteiras. O colegio poderá utilizar lajotas cujos os lados tenham medidas iguais a:
a) 15 cm
b) 18 cm
c) 25 cm
d) 35 cm
e) 60 cm

a resposta correta é C - 25 cm.
Queria entender o calculo envolvido para tal resposta...

Re: Numa sala medindo 4m x 10m

24 Oct 2018, 02:48

Me corrijam caso eu esteja errado.

Você tem uma sala de 400 cm de comprimento por 1000 cm de largura, isso dá uma área de 400 x 1000 = 400.000 cm².

Decompondo esse valor você obtém:

\(400.000 = 5^{5}2^{7}\)

Daria pra formar várias configurações de lajotas com esse resultado, dentre as alternativas a única lajota possível é a de 25 cm de lado, você não conseguiria por exemplo exemplo obter uma lajota com lado 18 cm.

Dessa forma você precisaria de 640 lajotas quadradas com 25 cm de lado pra cobrir essa área.

Re: Numa sala medindo 4m x 10m

24 Oct 2018, 07:55

Oi Flávio,

Dadas as alternativas, a sua resolução permite chegar à conclusão correta. No entanto, em geral, não funcionaria pois poderia ser possível obter a área correta sem que fosse possível pavimentar aquela forma concreta.

Re: Numa sala medindo 4m x 10m

27 Oct 2018, 00:44

Amigo PierreQuadrado, agradeço o que escreveu, mas eu ainda não entendi como chegou na resposta... voce ou outra pessoa poderia colocar tipo uma formula, ou como poderiamos resolver...
obrigado

Re: Numa sala medindo 4m x 10m

27 Oct 2018, 21:32

Como as lajotas são quadradas, tanto o comprimento como a largura da sala devem ser um múltiplo da medida da lajota. De outro modo, quando divide o comprimento ou a largura da sala pela medida da lajota, deve obter em ambos os casos um número inteiro. Do ponto de vista matemático isto quer dizer que a medida da lajota deve ser um divisor comum das duas medidas, no caso um divisor comum de 4000 e 10000.

Basta pois fazer uma lista dos divisores de ambos os números e ver quais são os comuns.
Responder