Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

17 jan 2019, 20:00

Olá.
Imagine que inicialmente tenho um arco com pontos A(10,0), B(0,10) e centro C(0,0). Com isso consigo calcular o ângulo de abertura do arco como sendo 90º.
Agora imagine que modifiquei o ponto A para as coordenadas A(15,0). Com isso o raio muda de 10 para 12.79 (simulando pelo software autocad).
Como eu calculo a nova coordenada de centro do arco para continuar mantendo os 90º de ângulo de abertura do arco?

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

17 jan 2019, 20:27

Boa tarde!

Eu não consegui entender no AutoCAD como chegou a tais medidas. Poderia reproduzir (explicar os passos) e dizer quais pontos ficarão fixos e quais 'modificarão? Daí poderei te ajudar!

Aguardo!

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

18 jan 2019, 00:32

Certo: no autocad eu mandei criar um arco de 3 pontos. O ponto inicial eu coloquei nas coordenadas X10 Y0. O ponto central nas coordenadas X0 Y0 e o ponto final nas coordenadas X0 Y10. Com isso o arco é de raio 10 e compreende 90º.
A seguir eu fiz um segundo arco, desta vez um arco com ponto inicial, ponto final e angulo. Este segundo arco tem como ponto inicial as coordenadas X15 Y0, o ponto final nas coordenadas X0 Y10 e o angulo de 90º. Com isso vi que o arco ficou com um raio de 12.7475 e coordenadas de centro X2.5 e Y-2.5.

O que eu preciso é saber calcular as coordenadas de centro do mesmo modo que o autocad o faz.
Partindo do mesmo principio, se eu modificar apenas a coordenada inicial do arco, mantendo a coordenada final e mantendo o angulo, como calcular as coordenadas do centro do arco?

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

18 jan 2019, 04:11

Ah! Não vi no autocad mas acho que o angulo formado pelo segundo arco (entre ponto inicial, final e centro) não é 90 graus, acho que o autocad pediu o angulo em relação ao zero cartesiano e o angulo formado em relação ao centro do arco deve ser diferente...
Mas deu pra entender né? Quero mudar apenas o ponto inicial, manter o ponto final e descobrir a nova coordenada do centro.
Obrigado =D

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

18 jan 2019, 10:43

Repare que o segmento de reta que une (15,0) e (0,10), cujo comprimento é \(\sqrt{325}\), é uma corda da nova circunferência. Se a abertura é de 90º, o triangulo formado pelos dois pontos dados e pelo centro da circunferência é um triângulo retangulo, em que os dois catetos têm como comprimento o raio da circunferência e a hipotenusa tem comprimento \(\sqrt{325}\). Deste modo obtém o raio da nova circunferência, que será \(\sqrt{\frac{325}{2}}\approx 12.7475\). Relativamente à determinação do centro, \((x_0,y_0)\), sabe que a sua equação cartesiana é \((x-x_0)^2 + (y-y_0)^2 = \frac{325}{2}\), que que passa nos pontos (15,0) e (0,10), pelo que
\((15-x_0)^2+(0-y_0)^2= \frac{325}{2}, \quad (0-x_0)^2 + (10-y_0)^2 = \frac{325}{2}\)

Resolvendo o sistema, vê que existem duas soluções possíveis:
\(x_0= \frac 52, \quad y_0{=}-\frac 52
x_0 = \frac{25}{2}, \quad y{=}\frac{25}{2}\)

A primeira é a que referiu, a segunda corresponde a "rodar" a circunferência em torno do segmento AB (ver figura)

Por alguma razão não consigo fazer o upload da figura... Segue um link: https://ibb.co/DwPc8J6

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

18 jan 2019, 11:54

Perfeito, mas como saberei qual o novo raio? Sabemos porque o autocad deu a resposta mas se eu só movi as coordenadas da origem do arco, o raio será diferente do original. Precisaria saber o novo raio antes para poder fazer os cálculos... Como calcular isto primeiro?
Aproveitando o gancho, sei que gera duas cooredenadas de centro possíveis, então como eu saberia qual a correta a adotar?

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

18 jan 2019, 12:38

Ah agora reli com mais cuidado e vi que vc descobriu o novo raio pela corda. Excelente!
Agora só falta eu descobrir qual coordenada de centro adotar... Qual criterio eu adotaria para determinar?

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

18 jan 2019, 13:22

Não existe nenhum critério objetivo para escolher entre os dois arcos. Existem duas respostas válidas para a questão... Normalmente a escolha é óbvia quando o arco se destina a aproximar uma determinada curva.

Re: Encontrar centro de arco após alterar ponto inicial ou ponto final

21 jan 2019, 17:28

Cara muito obrigado pelas respostas. Vou fazer mais testes aqui e se tiver mais alguma questão a respeito eu volto a comunicar neste fórum. Por enquanto podemos fechar este post. Abraço
Responder