Switch to full style
Todas as dúvidas que tiver sobre Trigonometria (ângulos, senos, cosenos, tangentes, etc.), Geometria Plana, Geometria Espacial ou Geometria Analítica
Responder

Dificuldade com manipulação de fórmulas

24 mai 2019, 23:05

O meu exercício é de faculdade, mas acho que não necessita de cálculo, por isso achei melhor colocar aqui. O problema é o seguinte:

Descreva como resolver o seguinte problema tanto com os métodos tradicionais (lapis, papel, etc) quanto com Geogebra
Construa um triângulo dado lado AB de comprimento c, ângulo α a partir do vértice A e mediana mB.
O problema pede para você descrever os passos que cumprem a tarefa tanto com o método tradicional (papel, lápis, etc) e tanto com o Geogebra.
No Geogebra, eu preciso deixar o lado que a mediana mB toca com o tamanho correto. Não estou perguntando como fazer isso com o Geogebra: eu quero ajuda em como chegar com uma fórmula que defina o tamanho do lado em função das três variáveis descritas no problema. Eu já tentei utilizar seno e cosseno da soma dos ângulos, lei do seno, lei do cosseno, teorema de pitágoras e a propriedade que a mediana divide o triângulo em duas áreas de tamanho igual. Até agora, sem sucesso. Não sei mais como abordar o problema.

Qualquer dica, ajuda, sermão é bem-vindo.

Por favor, me ajudem.

Re: Dificuldade com manipulação de fórmulas

25 mai 2019, 22:33

Boa noite!

Vou deixar um triângulo resposta (desenhado), com uma breve explicação. Quaisquer dúvidas, pode perguntar.
1) Tracei o segmento BD (que é a mediana mb);
2) Pelo ponto B monto o arco-capaz de ângulo \(\alpha\);
3) Traço a mediatriz no segmento BD (amarelo) e o segmento perpendicular no ponto B para formar o centro da circunferência amarela O (centro do arco-capaz);
4) Pelo ponto B traço o segmento de comprimento c (AB);
5) Tenho agora o triângulo BAD;
6) Como mb é mediana, então o ponto D é ponto médio do segmento AC. Então, AD = DC, só traçar uma circunferência com centro em D e raio DA.
7) Com o ponto C encontrado, fica fácil ver o triângulo ABC (resposta)
Triângulo Resposta.png

Espero ter ajudado!
Responder