Uma das propriedades notáveis do trapézio isóceles é que os ângulos das bases são iguais. A questão pede o perímetro, que é a soma de todos os lados do trapézio, no caso. Para descobrirmos essa soma, é necessário sabermos os valores dos lados não adjacentes às bases, ou seja, os valores de AD e de BC. Bom, temos uma facilidade para encontrar esses valores, pois uma das propriedades do trapézio isóceles é que os lados não adjacentes às bases são iguais. Assim, poderemos chamar AD e BC de “h”, pois têm valores idênticos.
Observe que se traçarmos alturas relativas às bases do trapézio da forma como foi feito na imagem anexada, “h” será a hipotenusa de um triângulo retângulo. Mas, não sabemos se DA’ e B’C possuem a mesma medida. Então, podemos pensar da seguinte forma: uma das propriedades do trapézio isóceles é que os ângulos das bases são iguais. Além disso, temos os ângulos retos das alturas que traçamos. Se os dois ângulos de um triângulo são iguais, então o terceiro também o será. Logo, os dois triângulos são congruentes e também são iguais, pois se a hipotenusa deles tem a mesma medida, os outros lados também terão o mesmo tamanho.
Assim, DA’ = CB’ = a
Mas, sabemos o valor de DC, que é 12, pois a questão forneceu esse dado. DC = DA’ + A’B’ + B’C 12 = a +8+ a 12-8=2a 4=2a a = 2
Observe que já descobrimos um valor dos lados do triângulo, ou seja, descobrindo o valor de mais um dos lados, obteremos o valor de “h” e acharemos o perímetro.
Para achar a altura, usar um outro dado da questão: as diagonais são bissetrizes em relação à base maior. Se traçarmos a diagonal DB, formam-se então dois ângulos iguais (em vermelho). Pelo Teorema das Bissetrizes internas, encontramos a seguinte relação:
h/y = a/x h/y = 2/x 2y = hx
Encontramos uma equação com 3 incógnitas, então vamos ter de procurar pelo menos outra para completá-la.
Observe o triângulo DBB’ e o triângulo DPA’. Eles têm um ângulo em comum (PDA’ é o mesmo ângulo BDB’). Além dele, há o ângulo reto formado pelas alturas que traçamos, então o outro ângulo só pode ser congruente e, assim, são congruentes. Se os triângulos DBB’ e DPA’ são congruentes, podemos achar uma razão de semelhança entre suas medidas por meio da semelhança de triângulos:
PA’/BB’ = DA’/DB’ x/(x+y) = 2/10 x/(x+y) = 1/5 5x = x + y 4x = y
Relacionando as duas equações: 2y = hx 2(4x)=hx 8 = h
Para o perímetro: AD + DC + BC + AB = 8 + 12 + 8 + 8 = 36
Anexos: |
Comentário do Ficheiro: Imagem do trapézio isóceles

trapézio isóceles.png [ 7.82 KiB | Visualizado 5523 vezes ]
|
|