Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 17 jun 2025, 16:13

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 31 jan 2014, 13:50 

Registado: 31 jan 2014, 13:05
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá galera, estava rotacionando um quadrado e retângulo no LaTeX, e constatei que o ponto inicial do ângulo não fica no centro do objeto, para conseguir manter o posicionamento do objeto como se estivesse sido girado com o ponto inicial no centro, preciso resolver esse pequeno problema:

Anexo:
angulo.jpg
angulo.jpg [ 12.36 KiB | Visualizado 787 vezes ]

Rotacionando o quadrado em 45º(linhas tracejadas), a área ocupada pelo quadrado é maior, pra saber o x, eu preciso pegar a nova largura ocupada, diminuir a largura original e dividir por dois o resultado, assim terei o x. Qual fórmula devo utilizar?

Espero que tenham compreendido e que alguém possa me ajudar.

MensagemEnviado: 31 jan 2014, 20:54 

Registado: 21 jan 2014, 01:43
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 77 vezes
Não sou bom d geometria, quando vc rotacionou, cada lado do quadrado foi divida em 3 partes, tenho duvida se essas partes sao iguais, pq se forem vc tera que cada parte vale 1 pois o lado tem 3 m, considere o triangulo que esta no lado esquerdo do quadrado, a altura desse triangulo é x, como era um quadrado q vc rotacionou entao aquele vertice da ponta do triangulo vale 90º, corte esse angulo ao meio e vc dividira esse triangulo em duas partes sendo que agora um dos lados desse tranigulo sera igual a altura q vale x, vc tera um triagulo reto, supondo q a base tinha comprimento 1, e como vc dividiu o triangulo em 2 agora a base de cada um desses triangulos vale 0,5, vc tera a igualdade.

tg45 = x/0,5
x=0,5

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por: