Switch to full style
Tudo sobre máquinas de calcular, sobre as permissões para exame nacional e muito mais.
Responder

Pergunta de concurso com resposta dúbia

10 jan 2015, 16:10

Olá amigos.

Na minha cidade houve um concurso para a Prefeitura onde uma das questões de matemática me parece estar com erro. Eu não fiz esse concurso, mas as pessoas que fizeram e entraram com recurso tiveram ele indeferido. Gostaria de saber como deve ser resolvido esse problema matemático:

"Uma máquina produz parafusos e desperdiça 25% do ferro utilizado na produção de cada parafuso. Em um pacote de 1500 gramas há 250 parafusos, assim o desperdício de ferro na produção desses parafusos seria o suficiente para produzir: a) 6 parafusos; b) 500 parafusos; c) 750 parafusos; d) 1000 parafusos; e) 3000 parafusos"

Desde já, muito obrigado.

Re: Pergunta de concurso com resposta dúbia

10 jan 2015, 23:12

De facto a resposta correta não está entre as alternativas. Um pacote de 1500 g terá sido produzido a partir de 2000 g de ferro, pelo que o desperdício na produção desse pacote de parafusos foi 500 g. Esses 500 g de ferro permitem produzir 500*0,75 = 375 g de parafusos (já que 25% são novamente desperdiçados). Como cada parafuso pesa 6 g (uma vez que 250 parafusos pesam 1500 g), essas 375 g dariam para 62.5 parafusos, pelo que a resposta seria 62 parafusos.

12 jan 2015, 03:38

Também cheguei a essa conclusão. Ainda que a questão falasse de "quantos parafusos a máquina produziria a mais com esse material se não houvesse desperdício" a resposta ainda seria 83,333333 parafusos, ou seja, nenhuma das respostas! Se alguém conseguir chegar na resposta do gabarito que foi "b) 500 parafusos", por favor, me explique essa mágica.

12 jan 2015, 09:55

Isso é fácil de explicar... O valor 500 g é justamente o peso do desperdício. Baralharam gramas com parafusos.

12 jan 2015, 14:28

Concordo que houve engano deles com relação a gramas de ferro e parafusos, porém, no resultado do recurso não reconheceram o erro e deram a seguinte equação para chegar nesse resultado:

"Inicialmente temos que descobrir quanto pesa cada parafuso, para isso basta dividir 1500 gramas por 250 parafusos presentes no pacote, ou seja, 6 gramas cada parafuso. Desta forma, 6 gramas correspondem a 75% do ferro utilizado na produção de um parafuso, ou seja:
75% - 6
25% - x
Ou seja, x = 2 gramas, representando o desperdício na fabricação de cada parafuso.
Multiplicando o desperdício pelo total de parafusos temos: 2 x 1500 = 3000 gramas desperdiçadas. Finalmente sabemos que na fabricação de cada parafuso é necessário 6 gramas, temos 3000 dividido por 6, que resulta 500 parafusos que poderiam ser fabricados com o desperdício na produção do pacote de parafusos apresentados. Sendo assim o recurso foi indeferido"

Dá pra perceber perfeitamente que estão se perdendo na horas de considerar o número de parafusos que são 250, não 1500 que, na verdade, representam o peso em gramas dos 250 parafusos do pacote.
Responder