Tudo sobre livros, exames resolvidos ou não, sebentas, fichas de exercícios e outros materiais de estudo e diversa bibliografia
24 jun 2013, 21:18
Olá pessoal, sou novo no fórum, e Brasileiro (o que não vem ao caso).
Antes de entrar na Universidade para cursar Sistemas de Informação (SI) pensei em entrar num curso de matemática para melhor aprendizado do mesmo. Me indaguei sobre isto diversas vezes, por ter Geometria Analítica e Álgebra Linear no segundo semestre do primeiro ano (ao qual estou). Enfim, estou tendo dificuldades já com Matemática Aplicado a T.I. E não sei se vou conseguir aprender, não sei se com estudo incansável isto entra em minha mente.
Por fim, estou indo bem nas demais matérias relacionadas a T.I que tem de sua base a matemática, porém, tive dificuldades com matemática desde sempre, mas nunca me dediquei de verdade para aprender por achar impossível. Hoje, mais maduro me pergunto o que faço, se largo o curso e entro num curso de matemática ou se tento a sorte e estudo incansavelmente. A propósito, é possível aprender matemática se tem dificuldade de compreensão?
Grato,
24 jun 2013, 23:18
Caro
Como tudo na vida, para se aprender matemática é preciso MOTIVAÇÃO

Agora, muitas vezes é difícil encontrar a motivação pois vemos o uso da matemática lá tão longe, matéria tão hermética à qual não encontramos grande aplicabilidade.
No grego antigo, o matemático era "o estudioso do conhecimento" e os números e a geometria, entre outros, eram ferramentas para entender o mundo, tem de refletir o que quer na vida, agora já sabe, se precisar de ajuda, conte connosco

Saudações
24 jun 2013, 23:24
Boa noite,
Essa é uma questão bastante subjetiva, afinal cada um sabe onde o seu sapato aperta o calo.
Por outro lado, a matemática lecionada na maioria dos cursos de SI vai até a página 65 - não avançam muito, por exemplo geralmente em cálculo se estuda apenas limites e derivadas, eventualmente integrais mais comuns.
Então, se você tem facilidade com matérias de TI, mas dificuldade com as de Matemática então o problema não deve estar com você e sim com uma base conceitual e manipulativa anterior que não deve estar devidamente sedimentada. Daí você sente dificuldades.
Também não sei o contexto em que está inserido. Você vai ter que avaliar bem a sua situação. Se optar por continuar o que poderia fazer seria, por exemplo: tentar fazer apenas uma disciplina de matemática em cada semestre para poder dedicar uma carga horária maior para cada uma delas e para tópicos relacionados ao conteúdo que por algum motivo não estejam assimilados. Outra coisa é procurar estudar em grupo com outros colegas ou amigos, 2 ou 3 pessoas no grupo é o recomendado - isso é comprovadamente eficaz.
Por fim, se tiver dúvidas conceituais específicas ou em algum exercício você pode recorrer, por exemplo, ao nosso fórum.
É isso.
04 jul 2013, 01:46
Largar um curso é uma escolha difícil de se fazer. Eu aconselho você pensar bem no assunto.
Quanto a matemática é possível aprender sim, basta muita disciplina e dedicação.