Perene Escreveu:
Gostaria do "input" de vocês sobre essa questão também, mas de forma mais abrangente e menos genérica, do tipo "recomendo o livro do ensino médio sobre matemática".
Eu até tenho alguns em português, mas reparei que nenhum deles aborda os temas mais básicos de matemática. Exemplo: o livro já pula pra equação de primeiro ou segundo grau ou raiz, sem nem ter te explicado algo como decimais. E em português infelizmente a maioria deixa muito a desejar.
Eu até tentei nos primeiros dias acompanhar vídeos explicativos, e o Youtube tem muita gente boa, tenho o Khan Academy no meu iPAD, mas parei, porque por melhor que eles fossem, eu descobri que com matemática (pelo menos, mas acredito fortemente que isso se aplique também a outras disciplinas) é bastante tedioso esperar até a explicação total ser dada.
Eu acho que é FATAL pra matemática (pro cérebro de quem assiste) esperar o tempo do vídeo, digamos que a pessoa demore 1 hora, com muita calma, pra te explicar sobre algo que em 10 minutos você já entenderia. Isso é ruim, se pararmos pra pensar na imensidão de conteúdos pra estudar (não só de matemática, claro). Não confundir com querer aprender tudo rapidão e superficialmente.
A fonte escrita é mais didática, seja um site, seja um livro, que assistir a qualquer vídeo. Mas também não adianta consultar uma fonte que não te dê (ou você mesmo não correr atrás) de exercícios suficientes que provem que você foi/é capaz de entender precisamente o que foi ensinado. Tenho um livro aqui muito bom, mas que peca justamente nesse ponto, ele apenas joga conceitos goela abaixo, porém não testa os conhecimentos do leitor. E o problema dos livros é que você não pode discutir com seu autor. Um exemplo perfeito disso é esse tópico que abri:
http://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=71&t=10847Esse é o erro mais primário que alguém pode cometer quando estuda qualquer coisa: não praticar ou mesmo não contestar nada.
Eu quero "começar pelo começo", mas sem pular etapas, e devagarzinho ir pra temas de dificuldade média e avançados. Resolvi estudar física, mas parei antes de começar, pois descobri que, assim como outras ciências, está atrelada a matemática tal como o tema "redação" está ao estudo da língua portuguesa. Sendo assim, irei aprender matemática (rever tudo que já sabia, a maioria nem lembrava).
Reparem no que diz esse link:
http://www.superstringtheory.com/math/math1.html"A linguagem da física é a matemática. Para estudar física seriamente, você precisa aprender assuntos que por séculos gerações brilhantes de matemáticos se debruçaram. Álgebra, por exemplo, era o máximo no século IX, quando estava sendo desenvolvida. Mas hoje é apenas o primeiro "passo na jornada"."
Aí o link lista nessa ordem:
- Algebra
- Geometry
- Trigonometry
- Calculus (single variable)
- Calculus (multivariable)
- Analytic Geometry
- Linear Algebra
- Ordinary Differential Equations
- Partial Differential Equations
- Methods of approximation
- Probability and statistics
Acontece que há também que se observar ARITMÉTICA antes de álgebra (ou pré-álgebra, não sei qual o termo exato).
E isso eu reparei que não é muito abordado, ou eu pelo menos não achei a princípio um material vasto a respeito (e de geometria em diante tem fontes daqui até Plutão).
E dentro de aritmética (do básico), por onde começar?
Eu reuni alguns livros EM INGLÊS a respeito. Segue o índice deles:
Livro 1:
http://imgur.com/a/n6bmaLivro 2:
http://imgur.com/a/dq6rkLivro 3:
http://imgur.com/a/wlPzELivro 4:
http://imgur.com/a/neHXQLivro 5:
http://imgur.com/a/fTntzWhole Numbers, Fractions, Decimals, Percents, Integers and Rationals, Measurements... Reparem que esses temas se repetem na maioria deles.
Mas e o que se aborda DENTRO de cada um?
Como levaria provavelmente uma eternidade pra lembrar de cada coisinha (exemplo: adição, subtração, multiplicação e divisão DE frações), seria muito mais rápido lembrar de uma só palavrinha: "FRAÇÕES".
Então, com base no que acabei de explicar, vocês conseguiriam formar um índice desses pra matemática?
Tipo o que se convencionou em História a chamar de Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea? Mas pra Álgebra, Geometria, Trigonometria, etc.?
Eu não preciso dizer que dentro da "Idade Média" se estuda as Cruzadas... pra Matemática não dá pra resumir dessa forma?
Não sei se ficou clara a minha dúvida, mas era isso que gostaria de saber.
E o motivo é pra não começar a estudar B, sendo que "B" que exige um conhecimento prévio de "A".
Li todo o texto. Você não deve ignorar os livros didáticos em português, são muitos bons, larga a mão desse negócio de livro em inglês.
Você precisa aprender antes de aprender a matemática, que é preciso obedecer leis, respeitar teorias e decorar uma monte de coisas.
Você precisa decorar porque é preciso atrelar desenhos, teorias, definições e estratégias de operações.
Se um exercício traz um triângulo, por exemplo, você precisa lembrar que a soma dos ângulos internos é igual a 180 graus; que a o ângulo externo é igual a soma dos outros ângulos não adjacentes a ele; que a altura é perpendicular, que a bissetriz divide o ângulo ao meio, que a mediatriz é perpendicular no meio do lado, q1ue o encontro das bissetrizes gera um ponto que é o centro do raio inscrito ao triângulo, que a área é calculada pelo produto de um lado e a altura referente a esse lado dividido por 2, que o perímetro é a soma dos lados, que qualquer lado é menor que a soma dos outros dois lados, que o maior lado está sempre oposto ao maior ângulo interno e por aí vai.....
Depois que lembrar disso tudo, é preciso verificar se é necessário inferir um complemento no desenho, depois saber se existe alguma fórmula que possa te ajudar a resolver o exercício mais facilmente, do que ter que ficar demonstrando teoremas já sabidos, depois como efetuar a operação com os dados do exercício, e por, fim, chegar ao resultado. Em seguida, verificar se o resultado encontrado é realmente a resposta correta.
Portanto, não tenha pressa em aprender, pois é preciso solidificar os teoremas, as definições, a álgebra e as operações. Mas, lembrar que criatividade é muito importante, não basta saber apenas matemática.
Tenho a impressão que as pessoas não gostam de matemática pois ela exige obediência, ou seja, você não pode fazer o que você acha que quer fazer, mas sim, o que ela permite que se faça. Obedecer não é uma atitude que as pessoas gostam de ter.
Veja, 2 + 2 + 2 + 2 = 8
Imagine se fossem 300 números 2?
Daí, apareceu uma nova escrita: como o dois repete 4 vezes, então vamos escrever 4x2, e, logicamente, é preciso dar 8.
Veja essa outra. 5 - 2 é quanto?
bom, 5 pode ser escrito como 3 + 2. Logo, 3 + 2 - 2 = 3 + 0 = 3
Daí, 5 - 2 = 3
E se fosse assim, 2 - 5?
Ora, 5 continua sendo 2 + 3 e -5 deve ser - 2 - 3. Logo, 2 - 2 - 3 = 0 - 3 = -3
Façamos a operação 28 dividido por 8.
a pergunta é, quantos 8 cabem dentro de 28?
então preciso formar grupos com 8, ou seja, 28 - 8 = 20 ( 1 grupo )
20 - 8 = 12 ( segundo grupo ); 12 - 8 = 4 ( terceiro grupo )
Logo, 28 = 3.8 + 4
E por aí vai.....