Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 20:53

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 ago 2016, 21:24 
Offline

Registado: 01 ago 2016, 18:47
Mensagens: 2
Localização: Brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Sei que pode parecer impertinente, mas acho que aqui é o melhor lugar para procurar recomendações sobre isso, leia por favor:

Talvez muitos aqui já precisaram se esclarecer sobre a gramática do idioma e encontraram livros muito vagos em suas definições. Ou foram tirar dúvidas na internet e encontraram respostas insatisfatórias, com justificativa pobre, ou até mesmo uma resposta incorreta.

Na matemática, nos temos hábito com a falseabilidade, e portanto podemos enxergar inconsistência e contradição em algum conteúdo, mesmo sem ter conhecimento de qual seria a resposta correta.

Como exemplo, na imagem em anexo da página de um livro de redação, vejam como ficou ruim a definição de frase, oração e período.
Se toda oração é uma frase, e uma frase pode conter mais de uma oração (pela definição de período), a frase teria de ser uma estrutura recursiva que pode conter mais de uma frase, o que não é o caso.

Anexo:
redação.jpg
redação.jpg [ 3.1 MiB | Visualizado 2855 vezes ]


Dessas definições, não dá pra saber se, num período composto por duas orações, há duas frases ou apenas uma.

De 1955 a 1960 Noam Chomsky desenvolveu um trabalho sobre linguagens naturais, com o objetivo de descrever a gramática e criou uma hierarquia das linguagens, conhecida hoje como hierarquia de Chomsky. O trabalho dele é usado em teoria da computação, linguagens de programação, compiladores, reconhecimento de linguagens naturais, entre outros, e seve pra mostrar que mesmo no estudo de linguagens um raciocínio objetivo e matemático é útil.

Bom, onde quero chegar com isso?

Imagino que alguns aqui já tenham notado a falta de rigor e estrutura lógica em livros de gramática, um assunto que pode ser estudado de um ponto de vista completamente matemático. E como pessoas que têm esse tipo de visão quero lhes perguntar:

Algum matemático aqui, tem a recomendar algum livro de gramática (e redação também, por favor) do português brasileiro, que tenha definições claras, consistentes e sem ambiguidade, e que apresente raciocínios lógicos para suas argumentações ao invés de apresentar uma série de "regras do clube do bolinha" a serem seguidas?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 02 ago 2016, 03:06 
Offline

Registado: 12 mai 2016, 08:00
Mensagens: 10
Localização: Brasil
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 1 vez(es)
Olá Cézanne, realmente a questão que levantou sobre definições circulares é algo recorrente em certos livros didáticos. Não sou nenhum grande conhecedor do assunto, mas posso te indicar um vídeo no youtube que achei sobre livros de gramática, que indica algumas obras relevantes no assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=TIVvU_JfTps

Acho que seu objetivo não são os concursos especificamente, mas o rapaz no vídeo da como exemplos desde os mais carregados até os mais leves.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 02 ago 2016, 03:12 
Offline

Registado: 01 ago 2016, 18:47
Mensagens: 2
Localização: Brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Muito obrigado pela contribuição, Julio!
Vou dar uma olhada no vídeo.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: