Switch to full style
Tudo sobre livros, exames resolvidos ou não, sebentas, fichas de exercícios e outros materiais de estudo e diversa bibliografia
Responder

Matemática A -> engenharia informática

16 set 2016, 12:29

Bom dia,

Sou novo no fórum e peço já desculpa se coloquei este tópico no sitio errado.

Vim cá não com uma duvida mas sim há procura de aconselhamento.

É o seguinte, tenho 24 anos, já deixei os estudo há cerca de 4/5 anos (tenho o 12º) e neste momento estou inclinado para me candidatar ao ensino superior no próximo ano lectivo (2017/2018) para engenharia informática.

Vou candidatar-me pelos maiores de 23 anos, deste modo terei teoricamente exames de ingresso mais acessiveis.
Programa da prova realizada este ano: https://www.isel.pt/media/uploads/tinym ... a_2016.pdf

E o plano curricular de engenharia informática: https://www.isel.pt/cursos/licenciatura ... curricular

Ora a minha incerteza sobre o que fazer é: Como disse já deixei uns estudos há alguns anos e como tal as bases estão más (Matemática)

Tenho até Junho do próximo ano para me preparar devidamente para o exame.

O ISEL disponibiliza cursos preparatórios de Matemática e Física, ambos iniciam no fim de Fevereiro com uma aula de 4h por semana durante 12 semanas e naturalmente que tenciono inscrever-me.
https://www.isel.pt/cursos/cursos-prepa ... m23/fisica
https://www.isel.pt/cursos/cursos-prepa ... matematica

Mas só isto para quem não estuda algum tempo poderá eventualmente ser insuficiente para ir bem preparado.

Acham que seria benéfico deslocar-me a uma escola e pedir que deixem assistir às aulas tanto de matemática como de física? É algo possível de se fazer?
Ou devo procurar um explicador, ter umas aulas privadas e contemplar com muito estudo em casa?

Quem já passou por uma situação semelhante que é que aconselham?

Obrigado antes de mais e desculpem o testamento :p

Re: Matemática A -> engenharia informática

06 jan 2017, 22:49

Meu caro D12:

Quando meu pai morreu, em 1959, eu tinha 14 anos de idade e apenas o curso primário. Naquela época, o ensino no Brasil era dividido em primário (quatro anos), ginásio (quatro anos) e colegial (três anos). Depois, a faculdade. Ele era Cabo da Polícia Militar de São Paulo e minha falecida mãe era analfabeta de pai, mãe e parteira. Dá para perceber que eu tive que trabalhar desde criança. Para não tomar muito tempo, já casado eu fiz, como colegial, o curso de Técnico em Estradas na cidade de Bauru e fui trabalhar na Barragem de Ilha Solteira. Sonhava cursar Engenharia Civil e ser projetista. Em 1995, com exatos 50 anos, eu consegui meu diploma de Engenheiro Civil. Trabalhei por alguns anos como empregado e acabei sendo projetista de redes de água, esgoto e drenagem. Hoje, aos 71 anos, vivendo só há 16 anos, passo o meu dia estudando Matemática. Então, meu querido D12, qual é a dificuldade para você, aos 24 anos, voltar aos estudos?. Contrate um explicador para ter aulas de Matemática e Física. Compre livros, abandone as baladas, a namorada, o cachorro, o gato, os finais de semana na praia, o barzinho, o bailinho; enfie a cabeça nos estudos. Boa sorte!
Responder