Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 abr 2024, 09:27

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 11 mar 2015, 22:44 
Offline

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Mensagens: 188
Localização: Portalegre
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Boa noite,
Trago hoje uma dúvida que me tem acompanhado durante já algum tempo.
No ínicio de janeiro, coloquei aqui no fórum uma questão intitulada "circunferência tangente" na qual constava um quadrado, cuja área era referida no enunciado, parcialmente inscrito e circunscrito à circunferência. Por fim, pedia-se para determinar o comprimento de um determinado segmento de reta.
O utilizador que me respondeu fez menção à potência de ponto e embora me tenha explicado detalhadamente o seu raciocínio, disponibilizando-me até uma imagem e eu tenha compreendido as etapas de resolução, a verdade é que a potência de ponto é uma matéria com a qual não estou familiarizada.
Eu retirei o tal exercício do meu manual de 10.o ano; por sua vez, este exercício está inserido no tema inicial que faz ligação a matérias do ensino básico.
Bem sei que se aborda no ensino básico circunferências (arcos e ângulos) mas não me recordo de ter ouvido falar em potência de ponto (ou algo equivalente).
Então a minha dúvida é, o programa de Matemática português contempla esta matéria: potência de ponto?
Alguém faz ideia?


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 mar 2015, 03:49 
Offline

Registado: 08 jan 2015, 18:39
Mensagens: 930
Localização: Campo Grande - MS - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 475 vezes
Telma, boa noite!

Acho que fui eu quem te ajudou, né? :)

Então, potência de ponto é uma matéria que está relacionada com semelhança de triângulos. As relações entre triângulos dentro da circunferência culminam nas relações (já simplificadas) da potência de ponto.

Se quiser, podemos conversar mais sobre o assunto, até demonstrar alguns casos para te ajudar mais ainda!

Fique à vontade para perguntar!

Espero ter ajudado!

_________________
Baltuilhe
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 mar 2015, 19:11 
Offline

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Mensagens: 188
Localização: Portalegre
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Olá Baltuilhe
Sim, foi você quem me respondeu aqui viewtopic.php?f=23&t=7750 :)

Seria um prazer conversar com alguém que demonstra saber do que está a falar!
Apenas lhe peço que me dê algum tempo para me informar melhor sobre essas relações entre triângulos dentro da circunferência e de como a partir daqui advêm as propriedades da potência de ponto.
Agradeço imenso a sua disponibilidade!
Até breve.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 mai 2015, 12:07 
Offline

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Mensagens: 188
Localização: Portalegre
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Olá Baltuilhe, já passou tanto tempo desde a nossa última conversa, que você deve estar a achar-me uma autêntica "cara de pau" , por eu ter vindo para aqui lamentar-me do meu infortúnio de não saber nada sobre potência de ponto e afins, e ter "virtualmente" chorado baba e ranho no seu ombro e ter implorado por ajuda e no final não ter relatado o desenvolvimento que fiz no estudo :) :)

Pois, eu não me esqueci desta dúvida (que depois de alguma pesquisa deixou de ser dúvida), mas como eu já não tenho este problema, por ter entendido este tema, fui deixando o tempo passar, sem deixar aqui no fórum uma resposta de encerramento.

Então, para todos aqueles que possam estar a enfrentar um problema semelhante, deixo aqui uma referência bibliográfica, entre muitas que de certeza existem pela net afora, e que me ajudou (para além do Baltuilhe, que não posso condensar em forma de link, haha) http://www.profcardy.com/cardicas/potencia-de-ponto.php

Atenciosa e matematicamente falando,
Telma


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 10 mai 2015, 21:51 
Offline

Registado: 08 jan 2015, 18:39
Mensagens: 930
Localização: Campo Grande - MS - Brasil
Agradeceu: 14 vezes
Foi agradecido: 475 vezes
Telma, boa tarde!

Tenho estado pouco presente na comunidade! Preciso realmente retornar às 'atividades', por assim dizer!
Fico feliz que agora não tenha mais dúvidas sobre o assunto, mesmo não tendo sido eu quem tirou suas dúvidas! :)

Espero ainda poder contribuir mais contigo, se precisar!!

Abraços!

_________________
Baltuilhe
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 68 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: