Switch to full style
Coloque aqui todas as dúvidas que tiver sobre primitivas e integrais. Primitivação imediata, primitivação por partes e por substituição, primitivas de funções racionais próprias e impróprias
Responder

Um tanque cilíndrico com raio 5 está sendo enchido com água a uma taxa de 3m³/min

17 mai 2013, 18:58

1) Um tanque cilíndrico com raio 5 está sendo enchido com água a uma taxa de 3m3/min. Quão rápido estará aumentando a altura da água?

Re: Um tanque cilíndrico com raio 5 está sendo enchido com água a uma taxa de 3m³/min

18 mai 2013, 02:55

Boa noite,

O volume do tanque cilíndrico é dado por \(V = \pi R^2 h\) onde \(R\) é o raio do tanque e \(h\) é a altura do mesmo.

Assim: \(h = \frac{V}{\pi R^2}\).

Agora para achar a taxa da variação da altura derivamos ambos os lados em relação ao tempo:

\(\frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} t} h = \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} t}\frac{V}{\pi R^2} \Leftrightarrow \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} t} h = \frac{\mathrm{dV} }{\mathrm{d} t}\frac{1}{\pi R^2} \Leftrightarrow \frac{\mathrm{d} }{\mathrm{d} t} h = \frac{3}{\pi R^2}\).

Agora para obter a taxa de variação basta substituir o valor do raio, em metros, na última equação e terá a variação da altura em m/min.
Responder