Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 21 jun 2025, 22:24

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 04 ago 2013, 17:57 

Registado: 27 jul 2013, 15:50
Agradeceu: 4 vezes
Foi agradecido: 44 vezes
.
amadeu Escreveu:
Olá david.

Desculpe eu insistir no assunto da integral. Mas o meu escasso conhecimento, ainda sobre esta matéria, me leva a isso.
Aquela parte de "encaixar" a derivada do denominador no numerador pelo menos em parte, como refere, eu entendi. Visto que
\(\frac{1}{2}\left(2x+2\right)+3\) é uma outra forma de escrevermos o numerador\((x+4)\) utilizando a derivada do denominador.

Após a resolução você escreveu:

Resolvendo esse 'tipo de integral' dessa forma é meio 'previsível' o resultado... Lembre que:

\(\large \int \frac{du}{u}=lnu+C\)
\(\large \int \frac{du}{u^2+a^2}=\frac{1}{a}\cdot arctg\left ( \frac{u}{a} \right )+C\)
\(\large \int \frac{du}{u^2-a^2}=\frac{1}{2a}\cdot ln\left ( \frac{u-a}{u+a} \right )+C\)
é sempre um deles, ou uma combinação entre eles.

Minha dúvida. Das três fórmulas enunciadas acima por si, qual delas, se deve aplicar de facto para o desenvolvimento da integral que postei ? ___ A 1ª, a 2ª , ou a 3ª ? Desculpe a minha ignorância. Mas como já referi, sou leigo na matéria.

Quanto ao livro do Demidovitch, de facto encontrei ele na net, em vários sites. Descarreguei vários mas só têm as 1ªs
páginas com introdução, e o índice. Exercícios, nada !
Ou então,sou eu que após entrar nos sites, não sei procurar direito.
Se voçê souber de algum site que contenha o livro completo, ou em parte, com os exercícios, agradecia que me enviasse o link.

Grato pela atenção

amadeu

Amadeu, desculpe a demora.

Vamos lá...

Inicialmente vou forçar derivada do denominador no numerador, de forma a obter uma integral da forma \(\Large \int\frac{du}{u}\) que é conhecida e tem resultado \(\Large ln|u|+C.\)
Fica da seguinte forma:
\(\Large i)d(x^2+2x+5)=(2x+2)dx; ~~ii)x+4=\frac{1}{2}(2x+2)+3.\)
Com isso podemos reescrever a integral:
\(\Large \int\frac{x+4}{x^2+2x+5}dx=\underbrace{\int\frac{\frac{1}{2}(2x+2)}{x^2+2x+5}dx}_{I}+\underbrace{\int\frac{3}{x^2+2x+5}dx}_{II}\)
Resolvendo(I):
\(\Large \int\frac{\frac{1}{2}(2x+2)}{x^2+2x+5}dx=\frac{1}{2}\int\frac{2x+2}{x^2+2x+5}dx.\)
Pelo método da substituição faço:\(\Large u=x^2+2x+5\Rightarrow du=(2x+2)dx.\) Vem que:
\(\Large \frac{1}{2}\int\frac{2x+2}{x^2+2x+5}dx=\frac{1}{2}\int\frac{du}{u}=\frac{1}{2}ln|u|+C_1=\frac{1}{2}ln|x^2+2x+5|+C_1.\)
Resolvendo(II):
Faço a seguinte 'arrumação':
\(\Large\int\frac{3}{x^2+2x+5}dx=3\int\frac{dx}{x^2+2x+1+4}=3\int\frac{dx}{(x+1)^2+2^2}.\)
Pelo método da substituição faço:\(\Large u=x+1\Rightarrow du=dx.\Rightarrow\int\frac{du}{u^2+a^2}=\frac{1}{a}arctg\left ( \frac{u}{a} \right )+C.\)
Daí vem que:
\(\Large 3\int\frac{dx}{x^2+2x+5}=3\int\frac{dx}{(x+1)^2+2^2}=3\int\frac{du}{u^2+2^2}=\frac{3}{2}arctg\left ( \frac{u}{2} \right )+C_2=\frac{3}{2}arctg\left ( \frac{x+1}{2} \right )+C_2.\)
\(\Large\int\frac{x+4}{x^2+2x+5}dx=(I)+(II)=\frac{1}{2}ln|x^2+2x+5|+\frac{3}{2}arctg\left ( \frac{x+1}{2} \right )+C.\)
Espero que tenha ficado um pouco mais claro.
Daí deu pra observar que das 3 integrais que eu havia apresentado, usamos apenas duas

MensagemEnviado: 04 ago 2013, 19:45 

Registado: 05 jan 2011, 12:35
Agradeceu: 683 vezes
Foi agradecido: 346 vezes
Caro Davi Constant

Muito obrigado pelas suas contribuições :)

Sejam sempre benvindas

Um abraço

Partilhe dúvidas e resultados, ajude a comunidade com a sua pergunta!
Não lhe dês o peixe, ensina-o a pescar (provérbio chinês)
Fortalecemos a quem ajudamos pouco, mas prejudicamos se ajudarmos muito (pensamento budista)

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: