Switch to full style
Tudo sobre matéria relacionada com probabilidade que se leciona na universidade ou em cursos de nível superior
Responder

Probalidade Condicionada evento de letras distintas

07 fev 2016, 15:17

Olá boa tarde pra mim e um prazer participar deste forum na qual me enriquece muito o meu conhecimento
estou realizando um curso preparatorio para prestar o exame do profmat
a questão e a seguinte: De quantos modos podemos dispor em filas 4 letras A, 3 letras B e 2 letras C, sem que duas letras B fiquem juntas

Re: Probalidade Condicionada evento de letras distintas

07 fev 2016, 19:57

Olá, bem-vindo ao forum.

Em relação à sua questão, temos uma discussão fresquinha sobre este tipo de problema aqui neste link do forum. Em especial, sugiro a página 2 com as explicações do nosso colaborador Rui Carpentier.

07 fev 2016, 22:13

AAAA.BBB.CC

Anagramas com repetição:

- total de 9 letras, sendo 4A, 3B e 2C.

\(\frac{9!}{4!3!2!}\)

se, 2 letras B não podem ficar juntas, então, devemos excluir uma letra B e tirar a diferença, assim fica:

excluindo uma letra B:

\(\frac{8!}{4!2!2!}\)

diferença:

\(\frac{9!}{4!3!2!} - \frac{8!}{4!2!2!} =
1260 - 420 =
840\)

fabim,
o desenvolvimento do dininis está correto, embora não tenha acompanhado o raciocinio, por outro lado, percebi que pegando o resultado acima e diminuindo do processo inverso de exclusão da letra B também chegamos ao resultado.

Veja:

após excluir uma B, devemos adicionar (BBB+B=4B) somente no denominador e depois tirar a diferença, assim fica:

adicionando uma letra B:

\(\frac{9!}{4!4!2!}\)

tirando a diferença:

\(\frac{9!}{4!3!2!} - \frac{8!}{4!2!2!} - \frac{9!}{4!4!2!}=
1260 - 420 - 315 =
525\)

mas, ainda assim é melhor você entender o raciocinio do dininis, que seguiu o desenvolvimento do Carpentier.

bons estudos meu amigo.

07 fev 2016, 22:32

Fraol Escreveu:Olá, bem-vindo ao forum.

Em relação à sua questão, temos uma discussão fresquinha sobre este tipo de problema aqui neste link do forum. Em especial, sugiro a página 2 com as explicações do nosso colaborador Rui Carpentier.

ok deixa comigo terei o maior prazer em contribuir

07 fev 2016, 23:13

jorgeluis Escreveu:AAAA.BBB.CC

Anagramas com repetição:

\(\frac{9!}{4!3!2!}\)

se, 2 letras B não podem ficar juntas, então, devemos excluir uma letra B e tirar a diferença, assim fica:

excluindo uma letra B:

\(\frac{8!}{4!2!2!}\)

diferença:

\(\frac{9!}{4!3!2!} - \frac{8!}{4!2!2!} =
1260 - 420 =
840\)

meu padrim mas a respota da dando 525 o que vc acha entendi seu raciocinio mas não bate com a resposta

08 fev 2016, 00:02

Fabim Escreveu:(...)De quantos modos podemos dispor em filas 4 letras A, 3 letras B e 2 letras C, sem que duas letras B fiquem juntas

AAAABBBCC (Essencialmente, é o mesmo exercícío que coloquei, e já foi referido, tirando a letra não repetida que lá inseri)

Vou responder aqui, utilizando o raciocinio do Prof. Carpentier (Assim verifico se fiquei a perceber :) )

BBB -> 9-2=7 posições diferentes -> \(^{7}C_{3}\)
AAAA -> 9-3=6 -> \(^{6}C_{4}\)
CC -> 6-4=2 -> \(^{2}C_{2}=1\)

Ou seja,
\(^{7}C_{3}\;\times \;^{6}C_{4}\;=\;35\;\times \;15\;=\;525\)

Verifique se é essa a resposta :)

08 fev 2016, 01:51

fabim,
o desenvolvimento do dininis está correto, embora não tenha acompanhado o raciocinio, por outro lado, percebi que devemos excluir e adicionar uma letra B para chegamos ao resultado.

Veja:

AAAA.BBB.CC

Anagramas com repetição:

\(\frac{9!}{4!3!2!}\)

se, 2 letras B não podem ficar juntas, então, devemos excluir uma letra B, assim fica:

excluindo uma letra B:

\(\frac{8!}{4!2!2!}\)

após excluir uma letra B, devemos adicionar (BBB+B=4B) somente no denominador e depois tirar a diferença, assim fica:

adicionando uma letra B somente no denominador:

\(\frac{9!}{4!4!2!}\)

tirando a diferença:

1260 - 420 - 315 =
525\)

08 fev 2016, 15:31

jorgeluis Escreveu:fabim,
o desenvolvimento do dininis está correto, embora não tenha acompanhado o raciocinio, por outro lado, percebi que devemos excluir e adicionar uma letra B para chegamos ao resultado.

Veja:

AAAA.BBB.CC

Anagramas com repetição:

\(\frac{9!}{4!3!2!}\)

se, 2 letras B não podem ficar juntas, então, devemos excluir uma letra B, assim fica:

excluindo uma letra B:

\(\frac{8!}{4!2!2!}\)

após excluir uma letra B, devemos adicionar (BBB+B=4B) somente no denominador e depois tirar a diferença, assim fica:

adicionando uma letra B somente no denominador:

\(\frac{9!}{4!4!2!}\)

tirando a diferença:

1260 - 420 - 315 =
525\)

ok brigaduuuuuu Jorge luis

08 fev 2016, 15:46

dininis Escreveu:
Fabim Escreveu:(...)De quantos modos podemos dispor em filas 4 letras A, 3 letras B e 2 letras C, sem que duas letras B fiquem juntas

AAAABBBCC (Essencialmente, é o mesmo exercícío que coloquei, e já foi referido, tirando a letra não repetida que lá inseri)

Vou responder aqui, utilizando o raciocinio do Prof. Carpentier (Assim verifico se fiquei a perceber :) )

BBB -> 9-2=7 posições diferentes -> \(^{7}C_{3}\)
AAAA -> 9-3=6 -> \(^{6}C_{4}\)
CC -> 6-4=2 -> \(^{2}C_{2}=1\)

Ou seja,
\(^{7}C_{3}\;\times \;^{6}C_{4}\;=\;35\;\times \;15\;=\;525\)

Verifique se é essa a resposta :)

Brigaduuuuuu diniz show de bola vou continuar mandado algumas questões ai pra vcs tem me ajudado muito
Responder