Switch to full style
Tudo sobre matéria relacionada com probabilidade que se leciona na universidade ou em cursos de nível superior
Responder

Combinações Matemáricas para Fins de Fechamento Lotérico.

21 mar 2016, 22:03

Boa noite a todos e Parabéns pelo Fórum.

Não sei exatamente onde se enquadra minha questão, mas vamos lá.

Eu preciso transformar em cálculo, a minha necessidade. Como exemplo, vou usar a Mega Sena.
Vou escolher 20 números para jogar. De 1 a 20.
Preciso criar combinações de 7 números que, se eu acertar 5 dos sorteados, tenha pelo menos 1 volante com 4 acertos. Preciso achar o menor número de combinações que me deem essa garantia.

A finalidade é outra mas, o exemplo acima se encaixa perfeitamente em minha necessidade.

Agradeço todo auxílio e presenteio o Fórum com uma doação de R$ 200,00 caso obtenha resposta para tal problema.

Re: Combinações Matemáricas para Fins de Fechamento Lotérico.

31 mar 2016, 21:25

Aumento para R$ 300,00 para que responder com a solução matemática desta questão.

???

01 abr 2016, 18:59

Podia ao menos dizer-me o que é um volante com 4 acertos. Não sei se é um termo brazileiro ou se é próprio do jogo em questão.

02 abr 2016, 22:35

Rui...

Volante = cartão de aposta

A mega-sena tem 60 números onde são sorteados 6.
Pode-se apostar volantes de 6 a 15 números.
São premiados quem acertar 4, 5 ou 6 números.

Abraços!

02 abr 2016, 23:34

Na verdade o que ele precisa é de um fechamento para quina: 80 dezenas. Tenho uma planilha que faz exatamente isso: fechamento com 84 apostas, gerando apostas de 5, 6 e 7 dezenas com garantia de quina. Depois de gerado, salva em Txt ou Excel.
C(15,7,5) <=190
j.capileh@gmail.com
Responder