Switch to full style
Tudo sobre matéria relacionada com probabilidade que se leciona na universidade ou em cursos de nível superior
Responder

calculo usado pela função TENDENCIA() no excel

29 nov 2016, 06:28

Bom dia pessoal, gostaria de saber qual o calculo usado na função tendencia do excel, quem souber o nome ou a formula do calculo e pudesse me falar agradeceria, pois pesquisei na web e n achei achei. abraços

Re: calculo usado pela função TENDENCIA() no excel

29 nov 2016, 12:43

Na sua versão mais simples a função TENDENCIA() faz uma simples regressão linear. Utiliza o método dos mínimos quadrados para determinar uma recta do tipo y = ax+b que melhor se adapta aos dados (a fórmula para o cálculo de a,b é fácil de encontrar). Os resultados fa função TENDENCIA() são então os valores estimados pela recta de regressão para casa ponto observado.

30 nov 2016, 05:21

Muito obrigado mesmo Sobolev, eu estava procurando no google mas eu não sabia o que pesquisar para achar a formula, e então eu fiz os teste para ver se batia o resultado e foi tudo certo \o/.
Você saberia me informar se esse método de tendencia seria o mais apropriado para histogramas ou candlesticks.
OBS: os dados dos gráficos são de vendas.
obrigado

30 nov 2016, 12:54

Isso é só uma questão de visualização... A recta de regressão providencia estimativas da variável dependente para valores arbitrários da variável independente, pelo que a recta de regressão fará sentido num gráfico em que o eixo dos xx corresponda à variável independente (X) e o dos yy corresponda à variável dependente (Y).

Re: calculo usado pela função TENDENCIA() no excel  [resolvida]

01 dez 2016, 07:37

Uma coisa que percebi é que parece que ele não consegue informar se a tendencia é negativa ou não, mesmo tendo números negativos no y ele continua dando positivo.
Gostaria de saber se isso é normal ou tem que fazer outro tipo de calculo para saber, pois peguei uns meses de vendas anteriores e já com o resultado em mãos deu um erro de 200, foi uma variação bem baixa porem o resultado que eu tinha era negativo e o resultado que deu foi positivo.
Queria saber tambem se tem como fazer um calculo de confiabilidade dessa tendencia, tipo assim o resultado da regressão é 40% confiável, entende.

Agradeço muito pela atenção e ajuda, não quero tomar seu tempo me ensinando e explicado mas apenas dando uma direção do que procurar e pesquisar como você fez sobre a regressão linear.
E mais uma vez obrigado.
Responder