Switch to full style
Tudo sobre matéria relacionada com probabilidade que se leciona na universidade ou em cursos de nível superior
Responder

Probabilidade da União de Acontecimentos

07 Oct 2013, 18:38

Em um colegio foi realizada uma pesquisa sobre atividades extracurriculares de seus alunos. Dos 500 alunos entrevistados, 240 praticavam um tipo de esporte, 180 frequentavam um curso de idiomas e 120 realizavam estas duas atividades. Se, nesse grupo de 500 estudantes um é escolhido ao acaso, a probabilidade de que ele realize pelo menos uma dessas duas atividades.

a) 18/25 b) 6/25 c) 3/5 d) 12/25 e) 2/5

não sei se dessa vez consegui, mas para maior respaldo peço mais uma vez a ajuda dos amigos ( marquei a letra d)

Re: probabilidade

08 Oct 2013, 03:37

alex dias Escreveu:Em um colegio foi realizada uma pesquisa sobre atividades extracurriculares de seus alunos. Dos 500 alunos entrevistados, 240 praticavam um tipo de esporte, 180 frequentavam um curso de idiomas e 120 realizavam estas duas atividades. Se, nesse grupo de 500 estudantes um é escolhido ao acaso, a probabilidade de que ele realize pelo menos uma dessas duas atividades.

a) 18/25 b) 6/25 c) 3/5 d) 12/25 e) 2/5

não sei se dessa vez consegui, mas para maior respaldo peço mais uma vez a ajuda dos amigos ( marquei a letra d)

Grande Alex!

Achei uma resolução na WEB e segue abaixo. Mas nem gostei dela e vou colocar o jeito que fiz.

Bom, pelo diagrama de Venn, descobri que 200 alunos não praticam NENHUMA dessas atividades. Como o problema pede a probabilidade que se escolha um que pratica pelo menos uma, acho mais fácil pegar todas as probabilidades que não atendem aos requisitos e subtrair 1 por esse valor.

Probabilidade que se escolha um aluno que não atenda aos requisitos (é aquele aluno que não pratica nada)
\(P = \frac {200}{500}\)

Agora só subtrair 1 (que representa as probabilidades totais) por 200/500
Portanto 3/5

Abraços e seguimos estudando
Anexos
Alex.png
Alex.png (23.38 KiB) Visualizado 6706 vezes

08 Oct 2013, 12:58

Muito obrigado mais uma vez, mas gostaria de saber como foi que chegou ao valor 60, pois dividido por 500 eu sabia + ou - que era, desculpe e que estava algum tempo parado dos estudos de exatas e estou retomando agora. Abraço

08 Oct 2013, 16:50

alex dias Escreveu:Muito obrigado mais uma vez, mas gostaria de saber como foi que chegou ao valor 60, pois dividido por 500 eu sabia + ou - que era, desculpe e que estava algum tempo parado dos estudos de exatas e estou retomando agora. Abraço

Por isso achei por bem postar a resolução da WEB. Lá tem o diagrama de Venn, e a forma como ele é montado. Observe o raciocínio, Se 180 frequentam um curso de idiomas e 120 fazem as 2 atividades, 180-120 = número de pessoas que só e somente frequentam o curso de idiomas (ou seja, 60). Se 240 praticam um esporte, e 120 fazem as 2 atividades, 240-120 = número de pessoas que só e somente fazem esporte. Observe também que na escola há 500 alunos, e que nem todos fazem atividade, e foram justamente esses que eu usei no meu jeito de resolver.

Re: probabilidade  [resolvida]

11 Oct 2013, 18:58

Olá alex dias e Jzaiden

Se me permitem entrar na conversa, juntarei mais uma resolução.
Quando se pede a "probabilidade de que pelo menos um dos acontecimentos se realize", deve pensar-se automaticamente em \(P(A\cup B)\). Pois trata-se da probabilidade de se realizar A, ou se realizar B, ou se realizarem os dois. Sejam,
A = acontecimento de certo aluno praticar um tipo de esporte
B = acontecimento de certo aluno frequentar um curso de idiomas
A e B = acontecimento de certo aluno praticar um tipo de esporte e frequentar um curso de idiomas

Logo, \(P(A)=\frac{240}{500}\) e \(P(A)=\frac{180}{500}\) e \(P(A\cap B)=\frac{120}{500}\)

Então, como temos as 3 probabilidades, pelo Teorema da probabilidade da união, vem:

\(P(A\cup B)=P(A)+P(B)-P(A\cap B)=\frac{240}{500}+\frac{180}{500}-\frac{120}{500}=\frac{240+180-120}{500}=\frac{300}{500}=\frac{3}{5}=0.6\)

Espero ter ajudado, e agradeço ao Jzaiden pelo apoio.
Bom estudo ;)
Responder