Espero estar a colocar a questão na secção correta do fórum.
Estou neste momento a desenvolver uma aplicação para um smartphone e tenho um pequeno problema matemático. Pretende-se que o GPS do smartphone detete um ponto (latitude, longitude) que foi previamente guardado.
Tenho 3 variáveis: Exatidão, distanciaCalculada, metros_alvo
Exatidão (em metros) – É a exatidão do sinal GPS, que vai depender das condições físicas onde nos encontramos, nomeadamente se há nuvens, prédios, arvores e por aí fora. Na função que estou a usar para programar a Exatidão é definida da seguinte maneira: é o raio de confiança de 68% em redor do ponto onde o GPS se encontra (latitude e longitude), em que o raio é a exatidão. Existe a probabilidade de 68% da localização correta estar dentro do círculo.
A exatidão é constantemente atualizada automaticamente pelo GPS. Num bom GPS consegue-se valores de 5 metros, o que é bastante bom. Mas os valores podem piorar, indo aos 20 ou 30 metros, o que é uma precisão já mais reduzida. Valores maiores de precisão vão ser descartados, pois nesse caso o GPS está com um sinal muito fraco.
distanciaCalculada (em metros) – distância a que o utilizador está do ponto a detetar (em linha reta). A distanciaCalculada é também calculada e atualizada automaticamente pelo dispositivo.
metros_alvo (em metros) - distancia mínima do utilizador ao ponto, para que a aplicação detete o cruzamento e realize uma ação.
metros_alvo é a variável que eu quero controlar, aumentando e diminuindo este raio de acordo com as outras 2 variáveis. Ou seja, se a exatidão do GPS for baixa (valor desse raio mais elevado) o raio metros_alvo terá de ser maior para que o ponto seja detetado. No entanto não pode ser muito grande pois arriscamo-nos a que a aplicação detete cedo demais o ponto, numa situação em que estamos ainda muito longe dele.
Preciso portanto de encontrar uma formula que me permita alterar dinamicamente o valor da variável metros_alvo, de acordo com a precisão do sinal GPS e também da distância a que estamos do ponto a detetar, não esquecendo que a precisão tem uma probabilidade de 68% de estar naquele raio à volta do GPS…
Tenho aqui uma imagem que pode ajudar a entender a ideia:
http://i771.photobucket.com/albums/xx356/nmartins1/duvidaexatidatildeo_zpsfeb9d7dd.jpgBom desafio! Alguém me consegue ajudar?