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Sobre o conceito Desvio-padrão  [resolvida]

13 mar 2014, 01:11

Numa filial de uma dada empresa, o tempo médio de espera de um cliente para ser atendido é de 4,2 minutos, com um desvio padrão de 1,5 minutos. Numa outra filial o tempo médio de espera é o mesmo, mas o desvio padrão é de 3 minutos. O que esses valores dizem sobre o atendimento em cada uma das filiais?

Re: desvio padrao

13 mar 2014, 01:42

Você não pode dizer diretamente que a espera em ambas é de 4,2 minutos com variações limitadas a 1,5 e 3 minutos porque desvio-padrão não é margem de erro. Ele é sim uma medida de dispersão, a raiz quadrada da variância, que por sua vez é esperança do quadrado do somatório das diferenças entre cada amostra e a média.

\(var=E((amostra-media)^2)\)

Por ser uma medida de dispersão, pode-se então dizer que a primeira empresa é mais consistente nos atendimentos, ou seja, atende em tempo mais próximo da média do que a segunda, enquanto a segunda empresa varia mais no atendimento em relação à média. (mas não podemos usar exatamente as medidas citadas no enunciado como intervalo porque não é margem de erro!!!)

Re: desvio padrao

11 abr 2014, 02:27

Olá patricia.cristina.1291421

... que um cliente ao acaso sabe com um pouco mais certeza qual o tempo que terá de esperar na fila da 1.ª filial do que o tempo na 2.ª filial ! (A incerteza do tempo de espera é menor na 1.ª do que na 2.ª)
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