Boa noite,
.L.u.c.a.s. Escreveu:qual matéria eu tenho que ver de probabilidade pra entender isso melhor?
Probabilidade ( geralmente aquela contida nos livros do Ensino Médio no Brasil ). No caso desse problema usou-se o topico probabilidade complementar.
.L.u.c.a.s. Escreveu:a resposta é = 5% mas eu não entendi a resolução desse problema
Não sei se ajuda mas, sendo verboso (fala muito!), podemos entender a solução do problema como sendo o seguinte:
A probalidade de um jogador errar a cobrança de penalti é o complemento da probabilidade dele acertar que é igual a 1 menos a probabilidade dele acertar.
Queremos saber a probabilidade do primeiro jogador errar a cobrança E o segundo jogador errar a cobrança E o terceiro jogador errar a cobrança.
Então queremos o seguinte:
\(\left ( 1 - \frac{1}{2} \right ) \text{ E } \left ( 1 - \frac{2}{5} \right ) \text{ E } \left ( 1 - \frac{5}{6} \right )\)
Essa expressão é equivalente a:
\(\left ( \frac{1}{2} \right ) \cdot \left ( \frac{3}{5} \right ) \cdot \left ( \frac{1}{6} \right ) = \frac{3}{60} = \frac{1}{20} = 5 \text{ % }\)