Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 29 mar 2024, 08:34

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 29 nov 2016, 06:28 
Offline

Registado: 28 nov 2016, 20:38
Mensagens: 3
Localização: brasil
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Bom dia pessoal, gostaria de saber qual o calculo usado na função tendencia do excel, quem souber o nome ou a formula do calculo e pudesse me falar agradeceria, pois pesquisei na web e n achei achei. abraços


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 29 nov 2016, 12:43 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Na sua versão mais simples a função TENDENCIA() faz uma simples regressão linear. Utiliza o método dos mínimos quadrados para determinar uma recta do tipo y = ax+b que melhor se adapta aos dados (a fórmula para o cálculo de a,b é fácil de encontrar). Os resultados fa função TENDENCIA() são então os valores estimados pela recta de regressão para casa ponto observado.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 30 nov 2016, 05:21 
Offline

Registado: 28 nov 2016, 20:38
Mensagens: 3
Localização: brasil
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Muito obrigado mesmo Sobolev, eu estava procurando no google mas eu não sabia o que pesquisar para achar a formula, e então eu fiz os teste para ver se batia o resultado e foi tudo certo \o/.
Você saberia me informar se esse método de tendencia seria o mais apropriado para histogramas ou candlesticks.
OBS: os dados dos gráficos são de vendas.
obrigado


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 30 nov 2016, 12:54 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Isso é só uma questão de visualização... A recta de regressão providencia estimativas da variável dependente para valores arbitrários da variável independente, pelo que a recta de regressão fará sentido num gráfico em que o eixo dos xx corresponda à variável independente (X) e o dos yy corresponda à variável dependente (Y).


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 01 dez 2016, 07:37 
Offline

Registado: 28 nov 2016, 20:38
Mensagens: 3
Localização: brasil
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Uma coisa que percebi é que parece que ele não consegue informar se a tendencia é negativa ou não, mesmo tendo números negativos no y ele continua dando positivo.
Gostaria de saber se isso é normal ou tem que fazer outro tipo de calculo para saber, pois peguei uns meses de vendas anteriores e já com o resultado em mãos deu um erro de 200, foi uma variação bem baixa porem o resultado que eu tinha era negativo e o resultado que deu foi positivo.
Queria saber tambem se tem como fazer um calculo de confiabilidade dessa tendencia, tipo assim o resultado da regressão é 40% confiável, entende.

Agradeço muito pela atenção e ajuda, não quero tomar seu tempo me ensinando e explicado mas apenas dando uma direção do que procurar e pesquisar como você fez sobre a regressão linear.
E mais uma vez obrigado.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 5 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron