Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 21 jun 2025, 17:10

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 21 fev 2014, 18:29 

Registado: 10 fev 2014, 19:16
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Se 8 sapatos são selecionados aleatoriamente, qual é a probabilidade de ser formado exatamente 1 par completo?"

Graças a esse fórum consegui melhorar muito em Análise Combinatória! Por favor, me ajudem nessa questão ;)

MensagemEnviado: 21 fev 2014, 22:42 

Registado: 21 jan 2014, 01:43
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 77 vezes
Pensei da seguinte forma.

São 10 pares então são 20 sapatos no total, o total de combinações tomados 8 a 8 sera \(C_{8}^{20}\)

Supondo que os sapatos sejam representados por (_ _ _ _ _ _ _ _), e como vc quer q tenha um par completo nos 8 escolhidos entao podemos representar o par assim
([__] _ _ _ _ _ _), vc tem 10 pares entao vc tera 10 possibilidades de par pra colocar ali entre as chaves, como vc ja tirou 1 par vc tera 18 sapatos no total, dividindo 18 por 2 eliminamos os sapatos repeditos entao restarao 9 sapatos diferentes, como ja consideramos 2 sapatos repetidos sobram mais 6 sapatos pra escolher, entao teremos 9 sapatos distintos pra combina-los 6 a 6.

acho q a probabilidade sera P = \(\frac{(C_{1}^{10})(C_{6}^{9})}{C_{8}^{20}}\)

MensagemEnviado: 21 fev 2014, 23:37 

Registado: 10 fev 2014, 19:16
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
flaviosouza37 Escreveu:
Pensei da seguinte forma.

São 10 pares então são 20 sapatos no total, o total de combinações tomados 8 a 8 sera \(C_{8}^{20}\)

Supondo que os sapatos sejam representados por (_ _ _ _ _ _ _ _), e como vc quer q tenha um par completo nos 8 escolhidos entao podemos representar o par assim
([__] _ _ _ _ _ _), vc tem 10 pares entao vc tera 10 possibilidades de par pra colocar ali entre as chaves, como vc ja tirou 1 par vc tera 18 sapatos no total, dividindo 18 por 2 eliminamos os sapatos repeditos entao restarao 9 sapatos diferentes, como ja consideramos 2 sapatos repetidos sobram mais 6 sapatos pra escolher, entao teremos 9 sapatos distintos pra combina-los 6 a 6.

acho q a probabilidade sera P = \(\frac{(C_{1}^{10})(C_{6}^{9})}{C_{8}^{20}}\)

A resposta correta é \(\frac{(C_{1}^{10})(C_{6}^{9})}{C_{8}^{20}\) x 2^(6) / 2!
Entendi a combinação de 10 tomado de 1 a 1 (escolha do par repetido), agora com a sua ajuda entendi o \(C_{6}^{9}\) (selecionar os 9 pares restantes tomado de 6 a 6, pois só faltam mais seis sapatos para serem selecionados e não podemos repetir nenhum) e o 2^6 é explicado por cada par restante possui duas escolhas de sapatos. Como estamos selecionando 6 pares: 2x2x2x2x2x2= 2^6.
Só não consigo agora imaginar o que seria aquele 2! no denominador!! Consegue entender?
Muito obrigado Flavio ;)

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: